As 10 dietas mais estranhas seguidas pelas celebridades

Da "dieta do ar" ao "frutarianismo", descubra o que os famosos já fizeram para emagrecer

by Thaïs Mello
Foto: Harper's Bazaar Espanha

Foto: Harper’s Bazaar Espanha

Algumas celebridades vivem em busca do corpo perfeito e, para isso, se submetem aos programas alimentares mais restritivos possíveis. Listamos as 10 dietas mais loucas, segundo o Pop Crunch:

A dieta da limpeza máster

Foto: Reprodução/ IMDb

Foto: Reprodução/ IMDb

A limpeza máster é uma das dietas de detox mais restritivas e já foi seguida por diversas celebridades. Beyoncé, a mais conhecida, utilizou a dieta para emagrecer para seu papel no filme “Dreamgirls”. A “limpeza” inclui beber somente água misturada com suco de limão, xarope de ácer e pimenta caiena durante 10 dias. O problema das dietas “detox” é que seu corpo já é preparado para desintoxicar naturalmente; sendo assim, renunciar a uma dieta adequada para acelerar a perda de peso não é aconselhável.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A dieta da papinha de bebê

Foto: Reprodução/ IMDb

Foto: Reprodução/ IMDb

Tracy Anderson é personal trainer de celebridades e não divulga mais essa dieta – na verdade, nega tê-la criado – mas diversas fontes afirmam que Tracy é, sim, a criadora. Celebridades como Reese Witherspoon, Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston e outras utilizaram esse truque inusitado para secar a silhueta. Essa dieta é muito simples: você só precisa comer 14 potes de papinha de bebê todos os dias e uma pequena refeição diariamente (que é opcional). Um pote de papinha de bebê costuma ter 80 calorias; comendo 14 potes por dia, você terá um consumo de 1.100 calorias por dia.

Dieta da argila

Foto: Reprodução/ IMDb

Foto: Reprodução/ IMDb

Shailene Woodley tem sido alvo de manchetes por ter ingerido apenas 350 calorias por dia nas últimas semanas para seu papel de velejadora em naufrágio em seu último filme, “Vidas à Deriva”. Shailene diz tomar uma colher de argila todos os dias. Sim, argila. Argila em pó! O motivo? A argila filtra os metais pesados do nosso organismo – a parte que não faz sentido é que nosso corpo também já está preparado para fazer isso naturalmente, sem a necessidade de ingerir argila.

A dieta do ar

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

A dieta do ar é a crença de que as pessoas podem entrar em um estado de meditação em que a necessidade de comida é superada, podendo sobreviver com água e luz do sol. A única coisa que essa dieta permite, além de água e sol, é a ingestão de uma espécie de sopa de água com sal. Madonna está entre as celebridades que estariam tentando a fotossíntese.

A dieta alcalina

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Kirsten Dunst e várias outras celebridades são adeptas da dieta alcalina. Esse plano de alimentação parte do pressuposto de que certos tipos de comida produzem ácido, sendo, portanto, ruins para a saúde. Os alimentos “formadores de ácido” incluem carnes, peixes, laticínios, ovos, grãos e bebidas alcoólicas. Pessoas que seguem essa dieta substituem esses alimentos por outros mais alcalinos. Os benefícios dessa dieta não são comprovados.

A dieta do HCG

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

HCG significa Gonadotrofina Coriônica Humana, um hormônio presente no organismo durante a gravidez. Essa dieta é um pouco complexa: primeiramente, é preciso injetar esse hormônio, que é bem caro. Além disso, só é permitido consumir 500 calorias por dia e há diversas outras regras sobre o que se pode ou não comer. Como as outras dietas citadas, não há evidências sobre sua eficácia. A dieta do HCG tem um custo elevado, então não parece valer a pena. A atriz Laura Prepon é uma das celebridades que já seguiram a ideia.

A dieta dos alimentos crus

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Amanda Seyfried e Uma Thurman, segundo notícias, estão seguindo essa dieta atualmente. O conceito é simples: seguindo os princípios básicos, não é necessário contar as calorias dos alimentos consumidos. A regra é que todos os alimentos precisam estar crus no momento do consumo; nada pode ser cozido em temperaturas maiores do que 115 graus. Seguidores da dieta dos alimentos crus afirmam que o cozimento destrói certos nutrientes e enzimas naturais.

A dieta das frutas

dieta-louca-steve-jobs

Você já deve ter ouvido falar de “frutarianismo”, já que o fundador e CEO da Apple, Steve Jobs, seguiu a dieta até seus últimos dias. O ator Ashton Kutcher também seguiu o frutarianismo para seu papel no filme Jobs. Nessa dieta, os alimentos permitidos são, basicamente, frutas e castanhas. A ideia é não consumir nada que provoque a morte, incluindo a morte das plantas. Especialistas dizem que é impossível obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Inclusive, Ashton Kutcher precisou ser internado por problemas no pâncreas, depois de um tempo seguindo a dieta.

A dieta do leite e ovos crus

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Marilyn Monroe era um símbolo de beleza, mas sua dieta era, no mínimo estranha. Toda manhã, a atriz comia dois ovos batidos com leite morno. Para o jantar, fígado grelhado, bife ou cordeiro, acompanhado de cinco cenouras. “Já ouvi muitas vezes que meus hábitos de alimentação são bizarros”, Marilyn contou à “Pageant Magazine”. Em sua defesa, nem tudo era estranho: todas as noites, ela tomava sundae de chocolate.

A dieta do lobisomem

Foto: Reproduçãp/ IMDb

Foto: Reproduçãp/ IMDb

A dieta do lobisomem teria sido adotada por Demi Moore e Madonna, entre outros. O plano de curta duração é fazer um jejum de água ou suco durante a lua cheia; a versão completa do programa inclui, ainda, seguir o mesmo jejum na lua nova e outras regras específicas para cada tipo de lua. Mas fica a dica: não há comprovação científica de que basear a dieta no calendário lunar traz grandes benefícios à saúde.

LEIA MAIS:
Alimentação correta combate a ansiedade
Veganismo: 3 mil calorias por dia sem engordar
Sopa proteica é alternativa quentinha e saudável para o inverno