Francesca Tolot  - Foto: reprodução
Francesca Tolot – Foto: reprodução

Por Carol De Barba

Ela é a maquiadora favorita de Beyoncé, mas a profusão de celebridades em sua lista de clientes passa pelo clã Kardashian, a diva Madonna e a lenda – de quem ela sente imensa saudade – Elizabeth Taylor. A make up artist Francesca Tolot, convidada especial para a inauguração da loja M.A.C Cosmetics na Avenida Paulista, insiste em dizer que não há nenhum segredo em seus pincéis. Mesmo assim, não perdemos a chance de tirar dela algumas dicas e produtos “must have” para sua rotina de beleza.

Cor
Muita gente tem vontade de colocar um pouco mais de cor na maquiagem, mas morre de medo de parecer um palhaço. “É possível usar cor de um jeito natural”, jura Francesca. Se estiver usando produtos em pó, a especialista recomenda aplicar uma camada leve, para dar apenas a impressão da cor. Ela também recomenda começar com cores mais suaves, em pontos localizados.

Corretivo perfeito
Segundo Francesca, “tudo começa pela base”. Não é à toa que ela se chama base, afinal, é o primeiro produto que você aplica, tornando-se a “tela” para a sua “pintura”, digamos assim. Depois de encontrar sua base favorita (que também pode ser um BBcream ou CCcream), invista em um produto com um tom mais claro para disfarçar olheiras e outras imperfeições.

Exemplos de trabalhos comerciais de Francesca Tolot - Foto: divulgação
Exemplos de trabalhos comerciais de Francesca Tolot – Foto: divulgação

Make up X Look
Há quem diga que combinar roupa com maquiagem é brega, há quem não consiga enxergar a dupla separada. Para Francesca, prestar atenção nisso é besteira. Se você sente-se bem ousando, vá fundo. Na dúvida, aposte em algo neutro, que combine com a sua pele, seus olhos e seus cabelos. “A maquiagem nunca deveria ser usada como uma máscara. Ele deve ser uma ferramenta para ressaltar o que você gosta ou corrigir algo que incomoda”, afirma.

Sobrancelhas
Francesca não gosta de sobrancelhas muito desenhadas, que lhe parecem artificiais. Elas dificilmente surgem marcantes em suas maquiagens – raramente maquiadas, na verdade. E revela um segredinho de Liz Taylor. “Ela usava um lápis de desenho para preencher suas sobrancelhas. Tentei imitar, nunca consegui. Era lindo vê-la fazendo isso”, conta.

Básicos da necessáire
Francesca anda apaixonada pela máscara de cílios In Extreme Dimension Lash, da M.A.C. “A textura, o efeito que ela dá nos cílios, mais longos e volumosos, é lindo”, diz.
Da mesma marca, para a maquiagem sobreviver à rotina atribulada no clima tropical, ela recomenda a linha Prep +Prime. “Realmente faz a maquiagem durar”, elogia.