Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Se precisássemos resumir o que aconteceu em 2019 no universo da maquiagem em uma palavra, ela com certeza seria liberdade. A cada dia mais as pessoas se sentem confortáveis em sua própria pele, tanto para entender que maquiagem não é uma obrigação, quanto para brincar com os visuais que criam. Por isso, peles mais naturais, olhos mais modernos e muito (mas muito!) brilho se destacou neste ano.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Com o sucesso da série “Euphoria” – em que as personagens usavam maquiagens divertidas e brilhantes -, as pessoas começaram a investir neste tipo de beleza, que preza mais pela diversão do que por uma estética. Isso não significa que precisamos abrir mão de contornos e outras técnicas, afinal, não existem regras na hora de se maquiar. Para celebrar a chegada do fim de ano, relembre o que fez sucesso em 2019 – e que a Bazaar aposta que continuaram com tudo em 2020:

Pele natural

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nesta ano, o chamado “reboco” não teve espaço, já que as makes com pele mais naturais foram as preferidas. Tanto em passarelas e editoriais quanto no dia a dia, produtos leves, com partículas iluminadoras e acabamento mais natural conquistaram os amantes de make. Grande parte da popularização dessa tendência se deve a outra categoria que fez sucesso neste ano: o skincare. Com a pele mais cuidada, as pessoas não sentiram tanta necessidade de cobri-la com maquiagem.

Outra consequência dessa tendência foi a diminuição dos produtos em pó, já que o acabamento matte ficou mais de lado. Blushs e iluminadores líquidos, primers com partículas de brilho e brumas de finalização são os principais produtos para seguir essa tendência.

Olhos gráficos

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Os delineadores foram a grande aposta para os olhos – mas eles não vieram só em versões básicas ou gatinho. Desenhos mais gráficos e mirabolantes foram os preferidos dos maquiadores, que aproveitaram a tendência para brincar com os desenhos e criar visuais modernos. Delineados vazados, grossos, que ultrapassam o espaço da pálpebra móvel, as possibilidades são enormes.

Além do típico produto preto, os delineadores com glitter e coloridos também fizeram sucesso neste ano – e não precisa gastar muito dinheiro comprando diversas versões: dá para improvisar com sombras e, até mesmo, batons a sua cor perfeita.

Muita cor – ou uma cor só

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

As cores com certeza vieram mais fortes e intensas nas maquiagens deste ano – tanto nos olhos, quanto nos lábios. Mas outra tendência que também bombou muito foram as maquiagens monocromáticas, ou seja, olhos, lábios e blush na mesma tonalidade, criando um visual bem harmônico. O mais bacana desta tendência é que dá para criar um make incrível com um mesmo produto. Por exemplo, usar um batom nos olhos, lábios e nas bochechas.

Muito brilho

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Se você é fã de maquiagem com brilho, 2019 foi o seu ano. Produtos com glitter dominaram as prateleiras das lojas e os necessaires, já que brilho foi usado para destacar olhos, bocas e pele – com iluminadores bem cintilante. Nas passarelas, os makes ganharam quantidades absurdas dessas partículas – destaque para a aposta da Valentino! Outras opções que também adicionam um glow ao make foram usados, como gloss (tanto nos lábios, quanto nos olhos) e óleos.

Leia mais:
Oito alimentos que melhoram a qualidade do sono
Quatro novidades para tratar a pele em 2020
Cinco tendências de wellness para adotar já