congelados-interna
Um dos pratos oferecidos pela Prontolight

Por Anna Paula Buchalla

Esqueça a tese de que os alimentos frescos são a única fonte de alimentação saudável. Alimentos congelados podem ser tão bons quanto, com a vantagem de tornar os pratos ainda mais nutritivos. Bazaar testou duas semanas de dieta da Pronto Light – detox e emagrecimento – e lista quatro bons motivos pelos quais vale a pena investir na conveniência. Na ponta do lápis, uma semana de refeição (média de 300 reais), pode até sair mais caro do que o supermercado da semana (se você mora sozinho, evidentemente…). Mas evita desperdícios e, o melhor de tudo, ajuda a emagrecer, desintoxicar e até a preparar o corpo para uma rotina de treinos, se esse for o seu objetivo.

1. Congelados são nutritivos
Há sempre uma combinação de proteínas, carboidratos e vegetais em porções razoáveis e equilibradas que não perdem nada em sabor – e nem em nutrientes, como mostram os estudos comparativos. A cada manhã, há a opção de um smoothie de frutas, seguido de um lanche antes da hora do almoço. Pode ser um sanduíche de queijo cottage com peito de peru em pão integral ou um mix de castanhas funcionais. Na versão detox, durante 5 dias, a alimentação é sem glúten e sem lactose, mas rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Estão liberados os peixes, as aves, as frutas (smoothies) e as castanhas. Já a carne vermelha fica fora do cardápio.

2. Os congelados duram mais
Se você mora sozinha ou sua rotina de trabalho não contempla almoço e algumas vezes nem jantar em casa, é comum ver frutas e verduras indo para o lixo ao fim da semana. Um desperdício desnecessário, que pode ser evitado no caso dos congelados.

3. Congelados são fáceis de preparar
Esqueça a espera pelo motoboy da entrega do seu restaurante preferido. As versões congeladas vêm prontinhas. No caso da Pronto Light, elas vêm em uma embalagem única para cada dia da semana, com as porções divididas em minirecipientes. Em banho maria ou direto no microondas, ficam prontos em alguns minutos.

4. Com porções prontas, fica mais fácil controlar a dieta
As porções individuais da Pronto Light são preparadas com base na quantidade de calorias (na opção dieta, variam de 800 a 1300 calorias) ou na combinação de alimentos para promover uma limpeza natural do corpo (na versão detox). As escolhas são mais saudáveis, preparadas sem adição de gordura saturada, sal em excesso e com criatividade – sopa de abóbora, convenhamos, não é exatamente fácil de preparar em casa, assim como o medalhão de filé mignon com purê de mandioquinha e espinafre. Ou o Saint Peter com sal rosa e o frango com shimeji. O melhor de tudo: dá para variar bastante de semana a semana, e conhecer pratos novos.