Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

De uma coisa ninguém discorda: conselhos para ajudar no emagrecimento não faltam – eles estão aos montes em sites, revistas e até perfis das redes sociais. Mesmo assim, a gente tem certeza que provavelmente ninguém nunca te contou que 30 segundos de um bate-papo com uma pessoa podem te ajudar a perder peso.

Pesquisadores da Universidade de Oxford realizaram uma experiência para descobrir se uma breve consulta com um médico era uma maneira efetiva de reduzir o peso de pacientes com obesidade, reportou a BBC.

O resultado, que foi publicado no Lancet – revista científica semanal do Reino Unido -, descobriu que os médicos que passavam 30 segundos falando para os pacientes sobre perda de peso obtinham um resultado mais eficaz, com uma perda de até 10% da massa corporal quando era oferecido uma mudança gratuita de lifestyle.

“Nós treinamos os médicos para encaminharem os pacientes para um programa de gerenciamento de peso eficaz, que garante que os pacientes saiam do consultório com um compromisso e retorno agendado, mas eles precisam oferecerem essa possibilidade em 30 segundos”, explicou o estudo. “Nós mostramos que essas breves alterações eram muito aceitas. A maioria dos pacientes consideraram a forma de intervenção apropriada e eficaz.”

Os pesquisadores também notaram que os médicos de “30 segundos” aconselharam e encorajaram a maioria das pessoas a perderem peso durante o ano seguinte, o que demonstra que esse é um trabalho contínuo que resulta na redução do peso médio da população.