Que tal substituir chocolate por sementes de chia? Pode não ser tão saboroso, mas é eficaz! - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Que tal substituir chocolate por sementes de chia? Pode não ser tão saboroso, mas é eficaz! – Foto: reprodução / Bazaar

Seria redundante dizer que o nosso cérebro é capaz de coisas fantásticas, mas é exatamente essa a explicação para os desejos repentinos que temos por tipos específicos de comida. O cérebro nos alerta sobre o que o nosso corpo está precisando. Ou você acha que você aquela vontade inusitada de chocolate não tem razão de ser? Há exceções, claro. Talvez seja apenas um ataque de gula, mas também pode representar um problema de desnutrição, ou, por exemplo, no caso das grávidas existe uma necessidade maior de ingestão de nutrientes. E embora possa parecer que temos uma dieta variada, podemos, até mesmo sem perceber, estar ignorando outros nutrientes essenciais que nosso corpo necessita para funcionar em plena capacidade.

O magnésio, por exemplo, é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue, para a função muscular e nervosa ou controle da pressão arterial. Já o cromo é chave para transformar os alimentos em energia. O cálcio mantém a acidez do sangue, e nossos ossos e dentes fortes. Eles geralmente figuram em níveis baixos na nossa alimentação diária.

Confira agora uma lista dos desejos mais comuns, os significados de cada um e os opções de alimentos que podem te ajudar a acabar com o problema de forma saudável – e a manter o shape em dia!

– Chocolate
Seu corpo provavelmente está precisando de magnésio. Nozes não torradas, sementes de chia ou legumes fornecerão o que você precisa.

– Doce
O desejo repentino por doces pode mascarar a falta de cromo (uvas, cogumelos, frango, brócolis), fósforo (frango, carne, peixe, ovos, nozes, leguminosas), enxofre (cebola, alho, algas, rabanete) e triptofano – aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina (queijo, cordeiro, espinafre, passas).

– Bolos e pães – feitos com massa de farinha
Seu corpo pode estar precisando de um suprimento de nitrogênio, que pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe e nozes.

– Batatas fritas, junk food
Se o que você realmente quer é uma refeição rica em gorduras, o que provavelmente lhe falta é cálcio. Coma queijo, feijão, brócolis, sementes de gergelim ou chia.

– Café ou chá
Você acha que precisa de energia instantânea, porém seu corpo pode estar necessitando de fósforo (algas, aveia, quinoa, frango, carne, lactose, legumes), enxofre, sódio (sal do mar ou vinagre de maçã na salada) ou cloreto de ferro (cerejas legumes, carne, peixe, sementes de chia).

 

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