
Marina Ruy Barbosa – Foto: Divulgação
Surfando a influência e sucesso da rotina de skincare, para muito além dos produtos, os acessórios tecnológicos passaram a ser item desejo de um nécessaire completo. Na lista, máscaras com LED, limpadores com vibração e outras artimanhas que criam um verdadeiro SPA em casa. Quem se lembra da FOREO? O principal produto da marca, que infelizmente saiu do Brasil, é um dispositivo de limpeza facial 2 em 1 que elimina impurezas, oleosidade e resíduos de maquiagem. A proposta era justamente uma limpeza personalizada, com base no tipo de pele e nas áreas problemáticas. No entanto, a febre que o produto já alcançou, passou radicalmente. O curioso é que, provavelmente, se o produto fosse lançado hoje, com a geração Z no TikTok, seria um sucesso.
Sendo assim, uma tecnologia nada nova passou a ser objeto de desejo. Os secadores e modeladores para os fios, nenhuma novidade no cenário de beauté, alcançaram seu lugar ao sol com novas promessas, tamanhos e efeitos diferenciados. Fora do Brasil, a Dyson foi a primeira que atiçou os consumidores. O produto mais viralizado da marca é o “Dyson Airwrap”, secador multifuncional, que vem acompanhado de sete acessórios para estilizar o cabelo de diversas formas, seja alisando, escovando ou cacheando. Assim que foi lançado, o sucesso do aparelho foi tanto que ele esgotou o estoque, gerando uma lista de espera de mais de 120 mil pessoas. O produto eletrônico em um controle de calor inteligente que mede a temperatura do fluxo de ar mais de 40 vezes por segundo, para controlar de forma inteligente o elemento de aquecimento e assim manter a temperatura abaixo do 150°C, evitando danos extremos causados pelo calor e ajuda a manter o brilho do cabelo. Já em seu último lançamento, a marca apostou em uma chapinha. O “Dyson Airstrait” seca e alisa o cabelo simultaneamente para que você possa levar o cabelo do molhado ao finalizado.
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A ideia, principalmente após a pandemia é promover um verdadeiro salão de beleza em casa, ou melhor, no seu banheiro. Para Romeu Felipe, hairstylist
do ROM. Concept, o surgimento dessas novas ferramentas visa facilitar a vida das pessoas. No entanto, o profissional acredita que isso substituirá o trabalho de um especialista. “Todos querem manter o cabelo em ordem, e contar com produtos que permitem uma modelagem mais simples em casa é um grande benefício. O babyliss, por exemplo, que agora pode ser feito com muito mais facilidade. Esses lançamentos facilitam o cuidado diário, tornando processos como a secagem mais rápidos e o autocuidado mais prático”, afirma ele.
Agora no Brasil, através do duty-free do aeroporto do Rio e São Paulo, com alguns produtos, Dyson ganhou uma competição justa no mercado. A Shark Beauty, marca de secadores e estilizadores de cabelo multifuncionais, chega ao País com duas promessas: O Shark FlexStyle, um estilizador leve e versátil que se transforma de secador em modelador multiuso, utilizando o efeito Coanda para criar cachos e ondas sem calor excessivo. Ele vem com acessórios, como rolos automáticos, escova redonda, escova raquete, concentrador e difusor, permitindo diversas funções: cachos, volume, alisamento e secagem. E por último, mas não menos importante, o Shark SpeedStyle, secador ultrarrápido e compacto, que promete até 6x menos frizz e é projetado para secar sem danificar o cabelo. Com acessórios, ele mede e regula a temperatura 1.000 vezes por segundo, mantendo-a abaixo de 100°C, com íons negativos que garantem maciez e saúde aos fios. Inclui 4 configurações de calor e 3 de fluxo de ar, além de ar frio.
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#BazaarTestou: o Shark FlexStyle é realmente prático e leve. O secador é ótimo e ajuda muito a poupar espaço. Já para modelar os cachos, não há muito segredo, a própria ponteira “pega” o fio. Só achei confuso as duas ponteiras, correspondente ao lado direito e esquerdo para cachear o cabelo, mas basta pegar o jeito para a prática acontecer. A ponteira que alinha o cabelo e elimina o frizz é realmente eficiente. Com ajuda dela, o cabelo fica extremamente alinhado sem muito segredo e esforço.
A preocupação com algo premium vai muito além do seco, liso ou cacheado. Chris Rodrigues, hairstylist e diretor da CR Hair Extensions, destaca que ao optar por secadores e modeladores, os clientes esperam não apenas resultados estéticos. “Elas pensam em benefícios a longo prazo, como cabelos mais saudáveis e menos danificados. Essa mudança de mentalidade está impulsionando marcas a inovar e oferecer produtos que atendam a essas expectativas elevadas”, opina o profissional. O controle de frizz também é uma das questões que brilha os olhos de quem deseja adquirir esse tipo de tecnologia. A presença de íons negativos e controle de temperatura realmente fazem uma diferença significativa na saúde capilar. “Os íons negativos ajudam a neutralizar a eletricidade estática dos fios, reduzindo o frizz e aumentando o brilho. Já o controle de temperatura permite que o usuário ajuste o calor de acordo com o tipo de cabelo, evitando danos e ressecamento”, comenta Chris.
Independente do aparelho eleito, há alguns cuidados para a técnica de secagem. Por exemplo, utilizar o secador em temperaturas muito altas e próximo ao couro cabeludo pode aumentar a produção de oleosidade, fazendo com que o cabelo fique pesado e suje mais rapidamente. “É fundamental começar com uma temperatura média e se certifique de que toda a umidade do cabelo seja removida antes de escovar. Nunca se deve escovar o cabelo completamente molhado, especialmente ao usar escovas modeladoras. O ideal é secar bem os fios, seja com secador ou naturalmente, antes de aplicar essas escovas”, defende Romeu, que destaca a necessidade do uso de protetores térmicos e óleos, que preservam a umidade dos fios é essencial para proteger os cabelos do calor excessivo. “Atualmente, existem produtos que oferecem proteção térmica de até 180 graus, que não apenas protegem, mas também deixam o cabelo mais hidratado, macio e com menos frizz”, comenta.
Além das duas marcas que aterrissaram no Brasil, marcas como a GA.MA Italy, Panasonic, Mundial, Kiss New York e Ricca, passaram a adicionar essas tecnologias no catálogo de produtos. Veja abaixo a vitrine BAZAAR para dar um up em sua rotina de cuidados: