Bazaar testou: tratamento que remove metais do cabelo facilita processo de coloração
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Quem já passou por uma transformação de coloração sabe que o procedimento sempre levanta algumas preocupações: a coloração ou descoloração vai quebrar meu cabelo? A cor escolhida vai ficar do jeito que quero? Consigo chegar ao visual sonhado e manter os fios saudáveis?

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Muitos procedimentos podem deixar os fios quebradiços e o resultado final longe do esperado, já que além de não chegar ao visual sonhado, o cabelo perde a saúde e vitalidade. Uma das principais causas desses problemas é o acúmulo de metais dentro da fibra capilar, que reagem quando em contato com o oxidante.

A qualidade da água de onde vivemos e a porosidade da fibra capilar são dois fatores que influenciam no nível de metal presente nos fios. Mesmo a água mais limpa pode estar sobrecarregada de resíduos, por causa das tubulações e encanamentos, que penetram no cabelo quando lavamos os fios.

Para solucionar este problema, a L’Oréal Professionnel apresenta a linha Metal Detox, com estudos desenvolvidos em Paris, durante sete anos, cocriada com o brasileiro Washington Nunes e profissionais da França e dos Estados Unidos. A Bazaar testou a novidade e conta tudo sobre a experiência. Spoiler: o resultado é surpreendente.

A linha

Foto: Divulgação

A linha profissional foi criada para uso exclusivo em salão e conta com três etapas, mas os cuidados continuam em casa com o uso do Shampoo Metal Detox e a Máscara Profssional Metal Detox. A grande estrela da linha é a molécula glicoamina, agente que neutraliza os resíduos de metais presentes na estrutura do fio antes do processo químico.

O primeiro passo é um pré-tratamento, que neutraliza o metal contido no interior do cabelo, seguido por uma limpeza desintoxicante e finalizado por uma terceira etapa, que funciona como uma proteção do fio, evitando que novas partículas voltem para a fibra capilar.

Por ser uma molécula pequena, ela penetra profundamente na fibra capilar, desintoxicando os fios. A tecnologia reduz o risco de quebra em 87% e garante o resultado de cor esperado no processo de descoloração e coloração.

A experiência

Antes do processo de descoloração dos fios, Alison Alvarez, cabelereiro responsável pela minha transformação, usou o Neutralizador Pré-Tratamento Metal Detox. Todos os produtos da linha tem um aroma delicioso, o que torna a experiência ainda mais prazerosa. Depois do uso do spray, é possível perceber que a descoloração acontece de forma uniforme, com os fios chegando ao tom de loiro desejado rapidamente.

Quem já fez mechas ou qualquer tipo de coloração, sabe como o processo é longo: desfiar os fios, descolorir, pentear, lavar, colorir. A linha não deixa o processo mais demorado – diferente de outros protetores – e quando os processos são finalizados, a lavagem acontece com o Shampoo Metal Detox, que promove uma limpeza profunda sem transformar a coloração.

Para finalizar o tratamento e prolongar sua ação, Alison aplicou o Cuidado Protetor Anti-depósito de Metal Detox, que mantém a vibração da cor com brilho, fortalece os fios e os deixa menos porosos. O resultado final é um cabelo extremamente saudável e bonito. Com o tratamento, o profissional conseguiu chegar exatamente na cor que desejávamos – um castanho claro, com mechas finas e que se mesclam ao cabelo o deixando mais natural.

Os fios continuaram inteiros mesmo após os processos químicos, sem nenhum tipo de quebra. A textura do cabelo ficou extremamente macia e o brilho perceptível em qualquer situação. Pela primeira vez, saí do salão com o exato resultado de cor que esperava e os fios mais saudáveis do que quando entrei. Já se tornou etapa obrigatória em minhas futuras transformações.