Por Camilla Bello

Se você assumiu o compromisso de ter sobrancelhas mais volumosas e naturais, sabe que precisa mudar os hábitos para deixar os pelos crescerem e conseguir manter as pestanas durante essa transição, correto? O beauty artist Renato Mardonis dá sete dicas infalíveis para você conseguir manter o foco nessa missão, resistir à tentação de tirar os pelinhos e curtir o resultado. Cara Delevingne, Lily Collins, Lily James e Lily Aldridge, por exemplo, são superadeptas do visual com fios mais naturais e grossos, sem desleixo, claro. Quer conquistar o seu? Anote!

– Conheça o seu modelo de sobrancelha:

Isso pode parecer meio óbvio, mas com a mania de ‘depenar’ as sobrancelhas muitas mulheres perdem o desenho original delas. Por isso, revisite fotos do passado para lembrar de como ela já foi e todo o potencial que você tem acima dos olhos. “Todos nós temos um formato original de sobrancelha, e, por mais que a intenção seja a fartura de pelos, ela nunca vai passar daquilo que era, daquele desenho. É ilusão essa questão de seguir moda na sobrancelha. Estamos falando do que é possível e o que fica melhor para você, dentro do que você tem”.

– Resista a tentação e afaste-se das pinças
:

Esconda todas as pinças que você tiver e segure a vontade de tentar dar um jeitinho nelas. “Só faça isso de forma muito consciente. “Eu indico as minhas clientes ansiosas um truque: preencha toda a sobrancelha com um lápis de olho, marcando-as em um desenho bem grosseiro mesmo. O que sobrar e ficar fora disso, é permitido tirar, como, pelos entre as sobrancelhas, na pálpebra móvel e têmporas. E nada mais que isso”.

– Aposte em produtinhos que estimulem os pelos a crescer
:

“Dá para dar um up nessa missão contando com a ajuda de estimuladores de pelos. Normalmente são cremes, de uso tópico, que são aplicados com os dedos, esfregando levemente no local onde os pelos não crescem. Eu recomendo o Latisse, que é o mais eficiente do mercado, de uso noturno e que deve ser usado religiosamente todas as noites. Leva cerca de 3 meses para os pelos despontarem”.

– Tire a atenção delas
:

Crie outros pontos de distração para tirar as sobrancelhas do foco. Aposte numa franja que caia sobre elas. É legal, muda seu visual e dá uma escondida nos pelos que estão crescendo. Aposte também em óculos escuro, eles salvam na hora do aperto. “Procure também achar outros pontos do seu rosto para tirar atenção: em vez de usar um delineador gatinho, opte por uma boca escura em textura matte ou num visual mais pálido com as maçãs coradas”.

– Preencha as lacunas
:

Não há como evitar: suas sobrancelhas vão passar por uma fase não muito agradável e nesse processo você vai precisar de métodos paliativos. “Use sombras marrom acinzentadas e uma boa máscara incolor para dar um jeitinho nelas. Evite usar lápis, mas se for usar, opte por um com uma textura mais seca. Os lápis com textura de cera grudam no fio, aumentando a chance de serem arrancados no atrito com o algodão e demaquilante. Aliás, o excesso de demaquilante na região também faz alguns fios caírem. Tome cuidado e não abuse”.

– Aposte nas tinturas especiais
:

Neste momento de reconstrução dá também para contar com a ajuda das tinturas especiais para a região das pestanas. Elas são feitas nos salões de beleza por um profissional e preenche alguns espaços, dando a impressão de mais cheia. “É uma técnica que eu recomendo muito para as mulheres que são mais claras e para aquelas que os fios já estão ficando branco. É ótima, dura cerca de um mês e já dá aquela ajudinha no período de transição”.

– Procure ajuda de um profissional moderno:

Finalmente os pelos cresceram e você pode arrumá-las e ter sua sobrancelha dos sonhos: um desenho mais real, com volume e possível ao seu formato natural. Mas cuidado para que todo o esforço não caia por terra! “Procure um designer contemporâneo, moderno, que esteja antenado com as tendências de beleza. Existem bons designers que têm uma forma mais clássica de se trabalhar, porém eles irão deixar seu desenho mais fino. Se sua sobrancelha demorou uns seis meses para crescer, a primeira coisa que você quer é tirar o mínimo possível, logo precisa ser com alguém que construa isso, sem cair em padrões”.

Em tempo: já nos segue nas redes sociais? Instagram (@BazaarBR) e Facebook (@BazaarBR)