Quando o assunto é beleza, a ciência continua evoluindo na procura de fórmulas e tratamentos para uma pele perfeita. Porém, para dar um passo à frente, é preciso olhar para trás… E, principalmente, conhecer novas culturas. Afinal, ingredientes e segredos de skincare repassados de geração em geração são aperfeiçoados por cientistas. Para descobrir o que há de melhor no mundo para sua pele, as dermatologistas Christiane Gonzaga e Lilian Delorenze listam dicas de beleza de diversos países. Confira abaixo:

Foto: Harper's Bazaar China
Foto: Harper’s Bazaar China

China 

As mulheres da China usam pó de pérolas para deixar a pele do rosto mais bonita. Ricas em minerais, proteínas e aminoácidos, essas partículas hidratam, suavizam, reafirmam e revestem a pele. “Além desses benefícios, o produto tem efeito soft focus, ou seja, o pó brilhante preenche as linhas de expressão e suaviza a aparência das rugas, sendo muito utilizado em linhas de maquiagem”, explica Christiane.

Toni Garrn para Harper's Bazaar Grécia, Março de  2017
Toni Garrn para Harper’s Bazaar Grécia, Março de 2017

Grécia 

Segredo grego, a romã tem ação antioxidante, anti-inflamatória e regeneradora. “Produtos e cosméticos com extrato de romã têm o ácido elágico presente na fruta em suas composições. Ele é um antioxidante que estimula os fibroblastos, ou seja, as células produtoras de colágeno”, conta Lilian. A romã também trata do ressecamento, das manchas, das rugas e dos danos causados pelo sol. A linha de skincare da Korres contém diversos produtos com este ativo na composição. Outra dica de beauté proveniente da terra dos deuses do Olimpo é a baba de caracol, utilizada há anos na cultura grega como produto anti-aging. Com ação antioxidante e rica em ácido hialurônico, a secreção do caracol hidrata, regenera e rejuvenesce a pele. A marca Missha possui uma variedade de produtos com a baba de caracol, desde hidratantes até máscaras faciais.

Chiharu Okunugi para   Harper's Bazaar Japão, Outubro de  2015
Chiharu Okunugi para Harper’s Bazaar Japão, Outubro de 2015

Japão

Tradição milenar no Oriente, as algas são usadas em tratamentos anti-aging e em dietas. “Com propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, essas plantas combatem o ressecamento da pele e até mesmo a acne”, salienta Lilian. Além disso, estudos descobriram que as algas possuem um mecanismo de reparação do DNA contra os raios UV. A marca La Mer aposta em cosméticos com algas marinhas.

Natalie Portman para Harper's Bazaar
Natalie Portman para Harper’s Bazaar

França

Elemento principal dos banhos de Maria Antonieta, o vinho é fonte de resveratrol, um conhecido antioxidante da indústria cosmética. “A síntese dessa substância auxilia no tratamento da pele fotoenvelhecida, além de ajudar também na prevenção”, ressalta Lilian. A marca francesa Caudalie tem vários produtos com os polifenóis do vinho na fórmula.

Harper's Bazaar Coreia
Harper’s Bazaar Coreia

Coreia 

Quando o assunto é pele perfeita, a Coreia é umas das principais referências. O segredo das coreanas não está em um ativo específico, mas no tempo em que elas dedicam aos cuidados com a beleza. “A hidratação reforçada é um hábito comum no país. Eles sabem que beber muita água ajuda na saúde da pele e, por isso, começam o dia tomando um copo cheio. Em seguida, jogam água fria no rosto por alguns minutos para despertar a pele”, indica Christiane. A rotina de skincare conta com a limpeza com óleos durante cinco minutos. O enxágue é feito com água morna e, depois, com água fria para fechar os poros. O tônico é aplicado com a ponta dos dedos para melhorar a absorção. O último passo é aplicar o hidratante facial fazendo movimentos em direção ao centro do rosto, de fora para dentro.