Rodarte outono inverno 2023 – Foto: Divulgação

Quando o assunto é maquiagem, as clean girls reinaram absolutas em vídeos do TikTok com seus visuais superlimpos e o mínimo de make aparente. Graças a elas, a beleza passou por um longo período minimalista.

No entanto, na contramão dessa tendência, a era da diversão e da expressão – com olhões, bocões e o que mais couber no exagero –, pode ter oficialmente chegado. A antítese desse minimalismo saiu diretamente das últimas temporadas internacionais, em marcas como Versace, Etro, Rodarte e David Koma. O punk glam é a grande aposta da vez, uma re- leitura da estética original dos anos 1970, que conseguiu unir o visual contestador com o glamour de um astro do rock e, claro, fazer disso uma grande diversão.

A maquiadora Branca Moura explica que o punk, na indústria da beleza, surge por meio de pequenas transgressões de comportamento que refletem na forma de maquiar o rosto: “São rupturas das expectativas sociais do ‘adequado’. E, nesse sentido, eu vejo, sim, muitas pessoas de diferentes gerações e classes sociais buscando romper com o que entendemos como ‘correto’.”

Ruptura e diversão seria a essência da brincadeira. “A maquiagem sempre foi uma ferramenta de expressão não definitiva”, diz a maquiadora Mari Kato. Ela lembra que a nova geração tem uma peculiaridade: busca fugir do mesmo padrão. E, com isso, várias estéticas coexistem, em constante renovação. As duas beauty artists ensinam como tirar o melhor da tendência, como o esfumado preto e roxo cintilante da Versace, os delineados gráficos com proporções inovadoras da Rodarte, e os batons em tons de preto, que voltaram a fazer aparições nos lábios.

Um bom acabamento é a base de tudo

“O mais importante para maquiagem, não importa qual, ficar chique, é sempre a pele. Uma pele bem-feita e bem hidratada vai deixar um bom acabamento e esse é o primeiro passo”, explica Mari. Outra dica ao aderir às sombras é começar a maquiagem pelos olhos, logo depois limpar toda a pele com auxílio de uma água micelar. Depois, recomeçar com a preparação e o acabamento apenas da pele.

O lápis preto acaba de se tornar seu melhor amigo

O produto essencial para um punk glam perfeito? O lápis de olhos preto em todas as variações possíveis, seja metalizado ou até mesmo na forma de delineador. Vale uma atenção redobrada para a textura do lápis: os bem cremosos, com cor intensa, auxiliam muito na hora de esfumar, ao contrário de texturas que puxam mais para o gel e secam rapidamente.

Vale tudo para sobressair o olhar

Seja um olho todo preto, que pode ser cintilante, matte ou até mesmo glossy, o que importa é escurecer e realçar o olhar. Os delineados gráficos podem vir de todas as formas possíveis, seja na clássica aplicação na linha d’água com bastante máscara de cílios, ou em formas inusitadas que literalmente desenham o côncavo das pálpebras.

Até as sobrancelhas ganharam suas versões punk glam, descoloridas, naturais ou apenas penteadas para cima. Um batom statement e o blush mais incomum possível completam o efeito. “Acredito que o mais legal é não precisar deixar nada perfeito, mesmo falando sobre o esfumado. É uma estética mais cool e relaxada”, resume Mari.

Equilíbrio entre os elementos traz o glamor ao visual

“Tente criar equilíbrio combinando um olho preto pesado com uma pele leve com pouca base. Busque densidades que realmente combinem com sua personalidade. Comece explorando pontos em que você se sente mais segura, boca ou olhos”, ensina Branca Moura. O resto é com você.