Quando o tema é respeitar os recursos naturais do nosso planeta, raramente pensamos que lavar o cabelo tenha algo a ver com o tema. Mas, se você gastar menos tempo no chuveiro, economizará mais água e fará um bem ao meio ambiente. De acordo com o Organização Mundial da Saúde, cada pessoa precisa de apenas 50 litros de água por dia para manter a higiene – e isso inclui não só o banho, mas também escovar os dentes e outras rotinas de limpeza.
Então vamos economizar e manter o visual impecável? Descobrimos truques bacanas usando shampoos secos e outros produtinhos que mantém seu cabelo incrível por até quatro dias sem lavar. Anote:
Segundo dia – ondas naturais como as de Gisele Bündchen
No segundo dia sem lavar o cabelo, os fios ficam mais volumosos e um pouco oleosos. “Portanto, a textura é menos suave do que a do cabelo recém-lavado”, afirma a especialista Bea Watson, da marca de cosméticos Aveda, em entrevista à Bazaar norte-americana. O truque aqui é apostar nas ondas naturais, que são muito fáceis de fazer. Anote:
1. Passe shampoo seco nos fios e massageie bem. Em seguida, aplique o condicionador seco do meio do cabelo às pontas, até que os fios fiquem úmidos.
2. Divida o cabelo em duas mechas e torça para que formem dois coques laterais – um de cada lado da cabeça. Prenda com grampos.
3. Use o secador com ar quente em baixa intensidade para secar os coques. Espere que esfriem. Solte os grampos com cuidado e ajeite as ondas naturais!
Terceiro dia – coque com nó
“No terceiro dia sem lavar o cabelo, o couro cabeludo está mais oleoso. Isso ajuda a deixar os fios no lugar, fazendo com que o coque alto seja uma ótima opção de penteado”, afirma Bea. Veja como fazer:
1. Prenda o cabelo em um rabo de cavalo e passe um spray fixador para eliminar o frizz.
2. Aplique shampoo seco na extensão do rabo de cavalo, torça a mecha e faça um coque solto. Prenda com um grampo.
3. Solte alguns fios do coque manualmente para dar mais movimento ao penteado.
Quarto dia – tranças
“Como o cabelo está mais oleosa, a ideia aqui é deixá-los bem presos. Tranças são ótimas opções”, aponta Bea. Anote:
1. Aplique shampoo seco nas raízes para eliminar o excesso de oleosidade.
2. Separe três mechas de cabelo de cada lado e comece a fazer tranças embutidas laterais.
3. Quando as tranças chegarem à nuca, prenda com grampos.
Leia também:
Conheça os benefícios do óleo de coco para o cabelo
Cabelo afro: três passos para cuidar dos fios no inverno