Por Thiago Justo
Foi longo o período em que fomos bombardeadas por imagens de unhas esmaltadas de todas as cores (e, mais recentemente, até estampas e texturas). Agora, num respiro muito bem-vindo, novas tonalidades de nude, que incluem pitadas de coral e rosa e acabamento refinado, estão fazendo as adeptas de unhas maxidecoradas mudarem a cartela de cores na hora de passar no salão. Mais que isso: são a nova opção das fãs do (quase) extinto branquinho.
Nas passarelas de outono internacionais, duas manicures captaram a nossa atenção. No desfile da Gucci, as modelos usavam unhas longas, pontiagudas, reforçando a volta do shape que lembra as divas 40’s. Todas elas eram claras, deixando as mãos e os dedos alongados. Na Givenchy, o estilo era mais rocker: unhas curtas e, mais uma vez, redondas receberam uma camada quase transparente de bege.A tendência também aproveita a volta dos anos 90 e evoca o minimalismo à la Céline.
As ousadas podem optar pelos 100% cremosos, que, em duas camadas, fazem as unhas praticamente desaparecerem. Ortodoxas devem procurar os rosados, mais fáceis de usar e ainda discretos. Quem vai sofrer de abstinência dos esmaltes, digamos, exóticos pode optar pelos perolados e cintilantes – que voltam à cena com força. Experimente os dourados com fundo amarelo, como o Versailles, da Nars, ou cobertos com glitter, como o Beige Lótus, da Dior, que dá um tom lúdico às unhas…