Bold beauty: cinco tendências de maquiagem para adotar já
Foto: Alex Falcão

Não há dúvidas de que a pandemia mudou a maneira como muitos de nós usa maquiagem. Mas, após quase dois anos de máscara ou fechados dentro de casa, o mundo está aos poucos se abrindo novamente. E aquele make discreto, minimal, quase nulo, que nos acompanhou todo esse tempo (pelo menos fora do Zoom), agora cede lugar para uma explosão de cores em olhos, lábios e maçãs do rosto.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Bem-vinda à era da bold beauty, destacada em cores vibrantes, na última temporada de desfiles internacionais (quem não amou os lábios cintilantes de Peter Philips, ou as pinceladas propositalmente malfeitas do delineador carregado de tinta na Chloé?). Some-se a isso o tempão que tivemos para experimentar e testar tendências de maquiagens via Tik Tok ou Instagram.

Agora é hora de colocar os looks ousados em prática. Bazaar selecionou cinco tendências para adotar já. E não há ocasião melhor para isso do que as festas de final de ano.

Baguncinha boa

Os presos com clipes de garras, as famosas “piranhas”, que ganharam popularidade na década de 1980, agora, estão de volta para um look bagunçadinho, sem preocupação e volumoso. “Alto ou baixo, o segredo é deixar alguns fios soltos e só depois prender o coque, na altura desejada”, diz o hairstylist Douglas Dias, do The Art Salon.

“O visual pode ainda ser arrematado com um acessório glam”, dá a dica Douglas. Fivelas douradas, enfeitadas com joias, headpieces florais e outros adornos de cabelo espalhados por aí estão no topo das tendências. Se você optar por um acessório de cabelo ousado, mantenha seu penteado simples. No máximo alguma textura para equilibrar o volume do preso.

Underliner

O sublinhado na linha d’água dos olhos ganha força, mas sem o destaque do delineado superior. A ideia é desenhar uma linha reta e grossa ao longo da linha inferior dos cílios – e ela não precisa, nem deve ser certinha. Borrados intencionais são aceitos! Use um lápis em um tom de azul, rosa ou roxo em vez de preto ou marrom padrão para adicionar um toque de cor ao seu visual. Opte por uma base leve ou hidratante com cor, contorno mínimo e brilho labial transparente. Evite qualquer outra maquiagem para os olhos, exceto uma leve camada de rímel. Esta simplicidade cria um contraste que ajuda o seu underliner a se destacar ainda mais.

Bold beauty: cinco tendências de maquiagem para adotar já
Foto: Alex Falcão

Sobrancelhas floridas

A tendência surgiu entre influenciadores de beleza e também nas passarelas. É possível literalmente criar um jardim nas sobrancelhas usando um delineador colorido e uma paleta de sombras. Com um pincel, aplique o produto na tonalidade verde deixando o pó solto sobre os pelos. A ideia é não penteá-los, mas deixá-los indisciplinados.

Look pavão

Os mesmos tons de verde e azul que fazem os pavões se destacarem na natureza também criam um contraste lindo em qualquer tom de pele. Incorpore a tendência com pinceladas, como se fossem tintas lançadas aleatoriamente, nas cores verde e azul. Lance mão de uma sombra fosca na cor jade para um acabamento monocromático elegante, ou crie um visual geométrico usando delineador azul metálico. E pavonei-se!

Olhos preciosos

Sobrancelhas com joias fazem o visual feminino perfeito para a temporada de festas. Use strass ou joias artesanais sobre adesivo próprio para cílios para colá-los na linha do supercílio, seguindo o formato natural das sobrancelhas. Para um visual menos exagerado no dia a dia, vale colar uma única pedrinha no finalzinho delas.