Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

Por Anna Del Mar

Izabel Goulart é adepta assídua. Renata Kuerten gosta tanto que abriu sua própria academia, a Fight Club, que está funcionando desde agosto de 2014 no Itaim-Bibi, em SP, com aulas de boxe, muay thai, funcional, jiu-jitsu, MMA, TRX, abdominal e capoeira. Carol Trentini e Raica Oliveira também integram a lista de modelos seguidoras das lutas para definir o corpo.

As modalidades são muitas: boxe, muay thai, funcional fight e a lista segue. Na busca de entender melhor sobre a tendência que tomou conta das academias brasileiras e internacionais de uns anos para cá, Bazaar conversou com o professor de educação física e lutador de MMA João Almeida para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu corpo (e suas metas!):

Boxe
“O boxe tem muito exercício aeróbio. É indicado para quem quer queimar gordura, perder peso, melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora entre outros benefícios. Muitas pessoas acham que com a prática de boxe aumenta a massa muscular, mas não: com o boxe você ganha força isométrica, hipertrofia somente na musculação! Uma aula dura aproximadamente 1 hora e 30 e é composta de exercícios de condicionamento físico + exercícios de boxe (manopla, saco, sombra, bob, pushball…).”

Clube da luta! Renata kuerten, Izabel Goulart e Carol Trentini dividem cliques de seus treinos com seguidores no Instagram - Fotos: Reprodução/Instagram
Clube da luta! Renata Kuerten, Izabel Goulart e Carol Trentini dividem cliques de seus treinos com seguidores no Instagram – Fotos: Reprodução/Instagram

Muay Thai
“Bem similar ao boxe. Também trabalha o condicionamento físico, porém inclui chutes, cotoveladas, joelhadas, giratórias, entre outros golpes. Trabalha muito cintura, abdômen, quadril, braço, pernas, costas… é um exercício bem completo. Uma aula dura em média 1 hora e 30 minutos e é ideal para quem está em busca de perda de peso e melhorar o condicionamento físico e coordenação motora.”

Funcional Fight
“Os exercícios são mais divertidos e criativos utilizando o peso do próprio corpo. Exercícios como polichinelos, saltos, prancha, flexão, abdominais diversos, agachamentos, tiros de corrida etc. Tudo com o intuito de melhorar a resistência e o condicionamento físico. É indicado para todas as idades, respeitando sempre o seu próprio ritmo.”

Para João, a opção mais completa de aula seria a junção das três opções, combinadas com exercícios dinâmicos divididos ao longo de uma hora: “Iniciamos a aula com exercícios funcionais e depois boxe + muay thai”, explica.

Prof. João Almeida
(11) 98480.0432
joaoalmeida2183@gmail.com