Zhenya Katava Poses para Harper's Bazaar Sérvia
Zhenya Katava Poses para Harper’s Bazaar Sérvia

Durante o inverno, sabe-se que o clima fica mais seco e períodos de estiagem se prolongam. Segundo o terapeuta capilar Alex Gomes, da Esmell Leblon, durante esta época os cabelos sofrem constantemente no dia a dia. “Eles ficam com menos frizz, ou seja, mais assentados. Este clima mais seco retira a umidade natural dos fios, deixando-os mais ressecados e dando a impressão de fios mais lisos. Algumas pessoas costumam falar que eles ficam melhores no inverno. Mas engana-se, pois as pontas ficam ultra ressecadas”explica.

Neste clima mais seco o quadro se agrava naturalmente. “No inverno, as pessoas tendem a lavar menos os fios, o que propicia o acúmulo de poluição e resíduos no couro cabeludo”, afirma Alex.

Alessandra Ambrósio para Harper´s Bazaar Austrália
Alessandra Ambrósio para Harper´s Bazaar Austrália

De acordo com a hairstylist Anne Trentin, do Jacques Janine Fashion Mall, deve-se evitar lavar os fios com água quente, pois irá ressecar ainda mais as pontas e deixar o couro ainda mais oleoso. “A água quente abre os poros e estimula a oleosidade”, entrega Anne.

No dia a dia, Anne indica lavar os fios com produtos a base de macadâmia, coco e argan, que são hidratantes. “O leave-in auxilia em manter os fios hidratados ao longo do dia. Porém, não indico que seja usado diariamente em fios oleosos”, diz.

Outra dica importante para que as madeixas não sofram nesta estação é jamais abusar do secador, mesmo no inverno. “O uso diário do secador contribui muito para o ressecamento extremo da fibra. Reduza o uso em até três vezes na semana”, finaliza Anne.