pasta-dieta-01

Demonizado por algumas dietas da moda, o carboidrato finalmente ganha espaço como aliado para uma vida saudável e balanceada.

Segundo o estudo publicado no periódico Nutrition & Diabetes journal, o carboidrato pode, inclusive, ajudar na diminuição do tamanho da cintura, ao invés de fazer você engordar. A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Neuromed, em Pozzilli, na Itália, analisou os hábitos alimentares de 23.000 pessoas em diversas regiões do país e constatou que o consumo de macarrão não influencia no ganho de peso. Aliás, aqueles que consumiam carboidratos de maneira moderada possuíam  menor índice de gordura abdominal.

Leia mais: “Dietas não funcionam”, alertam especialistas

“Através da análise antropométrica dos participantes, constatamos que o consumo de pasta, ao contrário do que se acredita, não está associado ao aumento de peso,” diz  George Pounis, co-autor do estudo. “Nossos dados revelaram que o comer massa de acordo com as necessidades de cada individuo contribui para obtenção de um índice corporal mais saudável e para diminuição da gordura abdominal, ocasionando a diminuição da circunferência da cintura.”

Lembrando que, na cozinha mediterrânea, o uso de óleos saudáveis, como azeite de oliva, é extremamente comum. Isso aliado ao consumo de vegetais e peixe contribui para uma dieta balanceada.

Leia mais: Existe uma vitamina para cada necessidade do seu corpo; veja a ideal para você