Foto: Her World
Foto: Her World

A argila é um material terroso de origem mineral que possui diversos benefícios para a pele como clareamento de manchas, controle da oleosidade, prevenção do envelhecimento, ativação da circulação local, limpeza e esfoliação.

Além disso, sua cor varia entre branco, vermelho, rosa, verde, cinza e outros. Cada tonalidade possui um benefício específico, o que faz com que a argila consiga eficácia no tratamento de diversos tipos de pele.

Quer saber qual é a mais indicadA para a sua pele? Mariana Vitte, naturóloga e coordenadora técnica do W Estética & Spa, no Rio de Janeiro, explica cada uma delas.

Foto: L'Oreál Paris
Foto: L’Oreál Paris

Branca: Esta argila contém um percentual de alumínio maior se comparado as demais e o seu pH é muito próximo ao da pele, por isso é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Sua principal função é clarear as manchas indesejadas, pois contém ação cicatrizante e suavizante. Além disso, absorve a oleosidade sem desidratar e devolve o brilho natural da pele.

 

Vermelha: É rica em óxido de ferro e cobre que melhoram a elasticidade da pele e auxiliam na respiração das células. A argila vermelha é mais indicada para tratamentos anti-idade e de redução de medidas. Também atua como anti-estressante para a pele, reduzindo marcas de expressão.

 

Rosa: A versão, que é uma mistura entre a argila branca e a vermelha, é mais suave e, por isso, indicada para pessoas com pele sensível e delicada. Sua ação é desinfetante, cicatrizante e suavizante, ajudando a hidratar e revitalizar a pele.

 

Verde: Indicada para peles oleosas, age diretamente no tratamento da acne. Sua ação adstringente, tonificante e estimulante combate edemas e ajuda a cicatrizar inflamações. Seu pH neutro ajuda a controlar a oleosidade e remove as impurezas. Outro benefício da argila verde é o efeito esfoliante e a melhora na circulação periférica.

 

Cinza: Assim como a verde, também é indicada para peles oleosas. Por conter titânio na composição, combate espinhas, cravos e tem ação esfoliante. O seu pH mais alcalino tem função secativa, combatendo a oleosidade. Além disso, ajuda a atenuar as manchinhas, muitas vezes causadas pela acne. Também é indicada para o rejuvenescimento da pele, pois é um antioxidante natural.

 

Dourada: Tonificante, é indicada para peles maduras e cansadas. Por ser rica em cobre, ela tem propriedades remineralizantes, antioxidantes e tonificantes. A argila dourada ajuda na elasticidade da pele e possui efeito tensor suave.

 

Preta: Considerada a mais nobre de todas, também é chamada de lama vulcânica. A argila preta é rica em enxofre e muito utilizada para a desintoxicação da pele, sua função anti-inflamatória e absorvente a torna ideal para peles oleosas.