Por Anna Paula Buchalla
Ele é o it ingrediente do momento: o carvão ativado, que já tinha saído das minas para a cozinha, em receitas detox de sucos e shakes, agora é presença certa em cos-méticos. De desodorantes a máscaras faciais, de sabone tes a pastas de dentes, o mineral promete revigorar a pele (e clarear os dentes, juram seus fabricantes) ao fazer uma limpeza profunda e livrar o organismo das toxinas – os produtos começam, aos poucos, a desembarcar no Brasil. O carvão contém minúsculos poros que fun cionam como uma espécie de esponja. Ele atrai as impu rezas e, por não ser absorvido pelo organismo, é eliminado juntamente com o “lixo” que encontra pelo caminho.
A indústria de beleza tem apostado forte na tendência. Marcas como Clinique, lush e Olay já oferecem uma boa gama de artigos com carvão ativado na fórmula. A promessa é remover as impurezas de dentro dos poros e a oleosidade das camadas mais profundas da pele, além de eliminar toxinas. A inglesa Lush, uma das pioneiras no uso de carvão, descobriu seus benefícios por acaso. os cientistas da marca buscavam no mineral uma forma de dar cor diferente aos produtos, mas descobriram os poderes de limpeza e esfoliação da pele. Para quem tem pele muito seca, ele não é o mais indicado, pois tende a ressecá-la um pouco.
O carvão tem o poder de absorver de 100 a 200 vezes o seu peso em impurezas, o que faz dele uma excelente arma natural de limpeza. Em alguns dos melhores spas do mundo, as máscaras faciais negras (e não exatamente cheirosas) estão na lista dos tratamentos mais pedidos. “O ingrediente tem, ainda, propriedades cicatrizantes e antibacterianas”, explica o dermatologista Newton Morais, da Clínica Mais, de São Paulo. “Ele tem sido usado não somente na forma de cremes, xampus e máscaras, mas para consumo oral, em cápsulas de desintoxicação”, completa. Não é de hoje que o carvão é utilizado como detox: o material está nos filtros de água e nas emergências dos hospitais para salvar vidas das vítimas de intoxicação e overdose de álcool e drogas. o mineral é, ainda, presença garantida e de longa data em lojas de produtos naturais, indicado para o tratamento de náuseas e ressacas. Era só questão de tempo ele estar em fórmulas de produtos para tratar a pele.