Chiara Ferragni – Foto: Nico Bustos

Com mais de 24 milhões seguidores no Instagram, a influencer italiana Chiara Ferragni é um fenômeno das redes sociais – parece transformar tudo o que toca em ouro. Sua recente aparição em um vestido sustentável no tapete vermelho de Cannes foi das mais comentadas da premiação. Em apenas uma década, passou de blogueira – foi uma das primeiras a criar seu próprio blog de moda e beleza, o The Blond Salad, em 2009 – a empreendedora digital de sucesso.

A jovem empresária lançou, em 2019, a primeira parceria com a francesa Lancôme, para uma linha de make assinada por ela. Veio, então, uma segunda collab, lançada no Brasil em maio deste ano, em que Chiara desenvolveu uma nova coleção (que ainda pode ser encontrada no País), em colaboração com a diretora criativa global de Lancôme, Lisa Eldridge.

Chiara Ferragni – Foto: Nico Bustos

O visual, em tom deslumbrante de azul, resgata uma cor icônica para a marca, que carrega muito do seu DNA francês. “É uma ferramenta para fazer você se sentir a melhor versão de si mesmo através da maquiagem. É uma ode aos looks glamorosos e ousados, dedicados primeiro a você”, afirma Chiara, que é também musa e parte do time exclusivo de embaixadoras da marca.

Chiara Ferragni – Foto: Nico Bustos

Em uma das campanhas mais recentes, aparece ao lado de Zendaya e Lupita Nyong’o para o lançamento da base Teint Idole Ultra Wear. Nesta entrevista exclusiva à Bazaar, ela fala de beleza, autoestima e até pecados de beauté cometidos ao longo dos anos:

Como você definiria beleza em três palavras?

Amor próprio, saudável, única.

Quais os itens de maquiagem indispensáveis na sua bolsa?

Um batom, geralmente com uma cor neutra, como o L’Absolu Rouge Drama Matte 274 Sensualité, minha máscara de cílios, a Monsieur Big, da coleção-cápsula Lancôme x Chiara Ferragni e o novo corretivo Teint Idole Ultra Wear All Over Concealer para pequenos retoques ao longo do dia.

Tem algum cuidado especial com seus lábios?

Eu amo usar protetor labial e, de vez em quando, uso uma escova de dentes como se fosse uma espécie de esfoliante, para um efeito scrub: umedeço e depois passo a escova nos lábios. Ajuda na circulação e dá um plump imediato!

Você poderia citar uma mulher que te inspira?

Minha mãe é uma fonte de inspiração, meu maior exemplo de mulher forte e independente, que se cuida e criou três meninas!

Quais são as suas primeiras memórias de beleza?

Ver minha mãe se cuidando, arrumando tempo para ir à academia, passando batom e perfume e cuidando muito bem dos cabelos.

Sua mãe lhe ensinou alguns segredos de beleza?

Ela me ensinou a começar com uma pele fresh todas as manhãs, a hidratar e realçar minhas características – como investir em uma boa máscara de cílios. Também aprendi a ter uma rotina de cuidados para manter a pele saudável: não abro mão de uma boa base como a Teint Idole Ultra Wear.

Como é sua rotina de beleza atualmente?

Dedico muita atenção à limpeza da minha pele com o demaquilante Bi-Facil, que eu considero parte fundamental do processo, a base antes de aplicar todos os produtos. Adoro usar o Advanced Génifique Sérum para nutrir profundamente a minha pele e depois aplico o Renérgie Multi Lift Ultra, para mantê-la hidratada. Essa é minha parte favorita, pois aprendi um segredo de beleza enquanto estava no set gravando para Lancôme: massagear minha pele como uma profissional – o vídeo inclusive está disponível no Instagram e no YouTube. Ultimamente, eu também me tornei uma grande fã de cuidar dos meus cílios. Lancôme lançou o Cils Booster Lash Sérum e uso todos os dias e noites para torná-los mais fortes e longos. À noite, costumo fazer uma máscara facial. Mantenho a minha na geladeira, porque gosto de sentir a sensação de frescor no rosto e, quando tenho mais tempo, faço um tratamento facial.

Você é do tipo que gosta de experimentar novidades ou é mais tradicional na escolha dos produtos de maquiagem e nos looks?

Eu adoro experimentar, isso simplesmente muda meu dia. Normalmente, gosto de testar um delineador colorido ou uma sombra magnética, o que faz uma grande diferença e serve tanto de dia como de noite. Ter uma make diferente do usual muda totalmente o meu humor do dia para melhor!

Qual é o pior erro de maquiagem que alguém pode cometer?

Usar a cor errada de base! E isso também aprendi no set com Lancôme. A marca oferece um serviço a todos os clientes, o Shade Finder, no qual determina seu tom de pele exato e a base que corresponde a ele. É uma virada radical e faz sua pele brilhar.

Que conselho de beleza você daria a uma mulher que deseja aparentar o seu melhor?

Ame-se primeiro e valorize o que você tem de melhor!

Você tem um estilo próprio? Acha que todos podem (e devem) encontrar sua própria assinatura?

Meu estilo é muito colorido, divertido e confortável. Eu acho que as pessoas que têm estilo são aquelas que se sentem confortáveis com sua aparência, então encontre algo que faça você se sentir a sua melhor versão.

Você já cometeu algum erro de beleza, daqueles que dão vergonha de lembrar?

Sim, minha maquiagem mudou muito ao longo dos anos. No começo, eu usei muito delineador preto (tanto acima quanto abaixo do meu olho) e nenhum batom. Agora eu amo um look mais natural, uma pele brilhante, com sombra dourada ou marrom claro, usando a Paleta Hypnôse e o L’Absolu Mademoiselle Balm, num tom natural quase rosado para os lábios.

Você é empresária, empreendedora, influenciadora, mãe e musa. Tantas e diferentes funções fizeram a sua visão da beleza mudar ao longo dos anos?

Sinto-me realizada, mas sei que tenho muito a fazer ainda, e isso me motiva demais. Tenho orgulho do que faço e ainda tenho uma grande lista de coisas que quero alcançar. Minha visão da beleza mudou também graças às redes sociais. Aprendi a me amar e a aceitar meu corpo, mesmo nos momentos em que não estava me sentindo bem.

Como tem sido a parceria com Lancôme?

Estou muito feliz por fazer parte da família Lancôme, uma marca icônica e atemporal de beleza e cuidados com a pele – e ser uma das embaixadoras globais e musas é uma grande honra. Também aprendo muito: além de útil, dá um prazer imenso!

Arte: Harper’s Bazaar Brasil

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