Emma Watson para a Harper's Bazaar britânica, em dezembro de 2016 - Foto: Divulgação
Emma Watson para a Harper’s Bazaar britânica, em dezembro de 2016 – Foto: Divulgação

Cabelo fraco é aquele pesadelo: com frizz e quebradiço, geralmente é sinônimo de queda excessiva, falta de brilho e movimento. No inverno, com o tempo seco, parece que ele fica ainda menos saudável.

Muitos motivos, além da genética, podem deixar o cabelo mais frágil. Excesso de produtos de styling, tinturas muito fortes e até o estresse do dia a dia contribuem para isso.

Você pode fazer muita coisa para melhorar a saúde dos fios, como usar condicionadores poderosos regularmente e dormir com fronha feita de seda. Bazaar reúne dicas do seu time de beleza para renovar sua rotina e garantir um cabelo bem mais forte. Anote:

1. Não lave o cabelo com água quente
A gente também adora um banho quente neste frio, mas ele, infelizmente, causa o enfraquecimento dos fios. “O calor abre as cutículas e tira toda a oleosidade natural do cabelo. Assim, ele quebra facilmente”, conta a hairstylist norte-americana Kirsten Patterson. O ideal é lavar com água fria, mas, com as baixas temperaturas, pode usar a morna.

2. Não seque o cabelo com ar quente
Já é um hábito de muitas pessoas, ao secar o cabelo, ligar o secador em seu ar máximo – e o mais quente possível. Mas, assim como a água quente, o secador poderoso também estraga os fios. “Eles podem até queimar”, alerta a colorista Rachel Bodt. Use o ar de morno a frio. Mesmo que demore mais tempo para secar, o cabelo vai ficar lindo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

3. Evite elásticos apertados
Prender o cabelo com elástico apertado demais vai quebrar os fios. Use também elásticos revestidos de tecido delicado ou amarre com uma fita de seda.

4. Fuja dos produtos com álcool
Sempre olhe a composição de xampus, condicionadores e outros produtinhos de beleza. Se tiver álcool, evite comprar, pois ele deixa os fios mais sensíveis e ressecados.

5. Cuidado ao escovar o cabelo molhado
Nunca use escova normal para pentear o cabelo molhado. O ideal é usar um pente de dentes largos, que são os únicos que não quebram os fios.

Leia também:
Quatro penteados que são tendências para noivas no verão 2019
Cinco dicas para manter o cabelo saudável no inverno

Cinco lições de estilo que aprendemos com Nicole Kidman