por Eduardo Rolo

Começa nessa quarta-feira (15.06) a venda do batom desenvolvido por Caitlyn Jenner para a M.A.C. Nomeado Finally Free, o produto rosado-nude terá todos o lucro revertido para a instituição M.A.C AIDS Fund Transgender Initiative, que visa expandir os programas de apoio à população transgênera. Os itens estão à venda no e-commerce nacional da marca, por R$ 73 cada.

“Para mim, a beleza desempenhou um papel importante desde início. Tentar acertar na moda e na beleza era essencial. Eu brinquei disso a minha vida toda, mas ninguém sabia”, confessa Caitlyn em entrevista à M.A.C.

Caitlyn não é a única mulher trans que exerce influência na indústria da moda. Aproveitamos a data para apresentar 9 modelos que estão colaborando para o aumento da visibilidade da comunidade. Confira abaixo!

1. Geena Rocero: modelo filipina, famosa pelos seus editorias de biquíni, teve seu breakthrough ao compartilhar sua história no TED Talks. Geena também é ativista e está à frente da ong Gender Proud – especializada em ajudar pessoas trans ao redor do mundo.

2. Hari Nef: já desfilou para Gucci, Hood by Air, VFiles, Degen e Adam Selman. Atualmente, Hari é a queridinha dos fashionistas e atua na série Transparent.

3. Valentijn de Hingh: habitué das passarelas de alta-costura de marcas como Margiela e Comme des Garçons. A top, nascida na Holanda, foi tema de um documentário, feito em seu país, sobre a sua transição aos 17 anos.

4.  Andreja Pejic: a modelo australiana, musa de Jean Paul Gaultier, ficou conhecida por ter feito a transição quando estava no auge de sua carreira. Atualmente, Andreja prepara documentário sobre a sua jornada.

5. Lea T: brasileira e amiga de Riccardo Tisci, Lea já é ícone de mercado e recentemente foi nomeada uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana, segundo a revista Forbes.

6. Arisce Wanzer: conhecida por dizer o que pensa nas redes sociais, a bela, que desfila para a Topshop, tem se tornado um nome para se acompanhar na indústria.

7. Ines Loan Rau: melhor amiga de Andreja, a top francesa já foi capa da Playboy e Oyster Magazine e, recentemente, se tornou tema de um livro sobre sua transição, que será publicado pela The New Yorker.

8. Valentina Sampaio: a fresh face cearense, de 19 anos, começa a ganhar espaço no mercado de moda brasileiro e revela que ainda há muito terreno a ser ocupado por aqui –  onde ainda é pequeno o número de modelos trans.

9. Carmen Carrera: a personalidade começou sua carreira no reality show RuPaul’s Drag Race, mas fez a transição logo após a saída do programa. Hoje em dia concentra seus esforços em advogar pela causa trans.