Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nenhum rosto é totalmente simétrico. É normal ter diferenças entre um lado e outro da face – e é isso que nos torna tão especiais. Mas alguns fatores, como postura, mastigação e posições de dormir, podem intensificar a assimetria de forma negativa.

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De acordo com a fonoaudióloga Alessandra Scavone, especialista em ioga facial e criadora do método Masc Facial, a simetria facial é uma das características mais buscadas atualmente por pessoas que querem amenizar o desnivelamento de sobrancelhas, olhos e sorriso. Um dos principais cuidados para quem quer evitar a intensificação da assimetria é o cuidado com a postura.

“O corpo e o rosto estão conectados e é muito importante manter uma boa postura para obter o máximo de resultados para o seu rosto. Quando ensino exercícios do ioga facial, sempre digo: abra o peito, relaxe os ombros, inspire e expire profundamente”, explica Alessandra.

A expert ensina que, a medida que envelhecemos, começamos a desenvolver formatos arredondados com a coluna e os ombros. “Todo desequilíbrio no corpo pode causar assimetrias faciais. Se você tiver rugas de um lado do rosto ou pescoço mais do que no outro, verifique sua postura. Tenha certeza de que está sentado ou em pé com a coluna ereta e relaxada, os ombros uniformes e a respiração estável”, conta a especialista.

Alessandra afirma que, uma vez que nosso corpo e rosto estão conectados, o que o corpo faz aparece no rosto e vice-versa. “Não esqueça de fortalecer seu core e melhore a flexibilidade com exercícios corporais, além de, logicamente, exercícios faciais específicos para assimetria”, acrescenta.

Outra questão que influencia muito nossos músculos é a mastigação. “Por exemplo, se há falta de dentes de um lado ou se há dor em apenas uma região, naturalmente acabamos jogando a mastigação para o lado oposto. Por isso, uma das coisas verificadas na consulta online é como está essa mastigação e quais mudanças corretas para equilibrar novamente”, diz.

Dicas para evitar a assimetria facial

Fones de ouvido
Conecte os fones ao usar ao telefone, ao invés de segurá-lo próximo ao ouvido. Dessa maneira, é possível manter a cabeça e ombros retos enquanto fala ao telefone.

Posição de dormir
Frequentemente, temos olhos assimétricos por causa das posições que dormimos. Dormir de costas é a melhor posição para ajudar a prevenir rugas e diferenças faciais. Outra dica é experimentar alguns travesseiros que foram especialmente criados para reduzir a pressão e a fricção em seu rosto ao dormir de lado.

Nariz
O nariz é feito principalmente de cartilagem firme, mas existem músculos e áreas ao redor que permitem que o ioga facial também trabalhe nesta região. Estes exercícios podem ajudar a firmar os músculos ao redor da região e, como resultado, podem ajudar a remodelar e tonificar a área.

Alessandra Scavone ensina uma rotina simples e rápida:

1. Segure a ponte do nariz com o polegar e o indicador. Use o outro dedo indicador para empurrar a ponta do nariz para cima. Em seguida, puxe o lábio superior para baixo e solte para exercer pressão para baixo contra o dedo indicador. Repita dez vezes e depois relaxe.

2. Esse exercício também ajuda a fortalecer os músculos laterais do nariz: tudo o que você precisa fazer é sorrir e empurrar a ponta do nariz para cima com o dedo indicador. Para obter melhores resultados, execute esse exercício de 20 a 30 vezes ao dia.

3. Deixe a boca em formato de “O”. Em seguida, usando os dedos indicadores, empurre suavemente as narinas até a medade para que você ainda possa respirar pelo nariz. Olhe para o teto e expire enquanto dilata as narinas. Para ver resultados, repita esse exercício várias vezes ao dia.

4. Novamente com a boca em formato de “O”, coloque o indicador de maneira vertical, ao lado do seu nariz, fechando esse lado, e inspire e expire pela outra narina. Repita do outro lado.