Como escolher a máscara facial certa no inverno

Anote as dicas da dermatologista Luciana Garbelini

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Inverno pede por uma rotina skincare pesada. As máscaras faciais são ótimas aliadas para quem deseja manter a pele sempre hidratada. Mas, diante de tantas opções, qual máscara escolher? Quais ingredientes priorizar? Quando e como usá-las? A dermatologista especialista em cosmiatria e parceira RICCA, Luciana Garbelini, responde as dúvidas.

Quando e como usar?
“Cada máscara facial gera um efeito. Existem ingredientes que são ideais para agirem durante a noite; outros que devem ser usados nos cuidados diários de beleza como antes da aplicação de protetor solar e make; alguns devem ser usados moderadamente para não deixar a pele oleosa; e outras máscaras faciais podem ser feitas rapidamente, entre um compromisso e outro”, explica a doutora.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Qual ingrediente escolher?
“Os principais ingredientes usados na formulação das máscaras são mel, extrato de romã, argila, chá verde, cítrico e aloe vera, mas existem muitos outros. A escolha do melhor ingrediente vai depender do grau de ressecamento e do tipo da pele. Por isso, entenda melhor qual é o seu tipo de pele e se atente ao rótulo do produto para ter certeza que a máscara vai atender ao que precisa”, diz.

Extrato de romã: máscara facial firmadora para deixar a pele revigorada e firme
Ginkgo beloba e mel: máscara facial nutritiva e noturna. Textura leve que alimenta a pele e causa efeito iluminador e revitalizante.
Argila kaolin e chá verde: máscara facial que causa efeito tensor imediato. Limpa e reduz a oleosidade e esfolia a pele.
Chá verde: máscara facial para limpeza e renovação. Combate os efeitos da poluição e estresse, desintoxicando a pele.
Extrato de romã: máscara facial iluminadora. Ativa a hidratação e luminosidade natural da pele.
Cítrico: máscara facial energizante e revitalizante. Tonifica, revitaliza e reduz sinais de cansaço. Efeito efervescente que ajuda a desintoxicar a pele. Reduz a oleosidade e os poros.
Extrato de pepino e aloe vera: suaviza as olheiras. Causa efeito relaxante e sensação de frescor.
Vitamina B3 + Danthenol: máscara facial que elimina cravos e as células mortas da pele. Ideal para limpeza.

Existe intervalo entre uma aplicação e outra?
“O ideal é um intervalo de uma semana, tempo suficiente para segurar o efeito nutritivo da fórmula, sem obstruir os poros em máscaras oleosas e umectantes (aquelas que impedem a evaporação de água)”, finaliza a médica.

Leia mais:
Self-care vira palavra de ordem e receita de uma vida mais saudável
Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com o cabelo
Beleza e tecnologia: cinco novidades que você precisa conhecer