Como prevenir o envelhecimento da pele causado pela poluição

Proteja-se da perda de hidratação, colágeno e oxigênio

by Marcela Palhão
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Além de ser prejudicial às vias respiratórios, a poluição também pode influenciar na saúde da pele. Pesquisas apontam que a poluição tira oxigênio da pele e provoca envelhecimento precoce, assim como os radicais livres no ar também diminuem a quantidade de colágeno – o que faz com que a pele perca elasticidade. Infelizmente, para quem vive em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, é praticamente impossível fugir da poluição.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“A poluição é uma mudança indesejada das características do meio ambiente, sendo elas físicas, químicas ou biológicas. Os impactos da poluição na pele são silenciosos, ao contrário da radiação solar”, explica Thais Mugani, especialista em estética e CEO da Slimcenter. Pensando nisso, separamos algumas soluções para atenuar os efeitos nocivos da poluição:

Limpeza diária
A poluição desencadeia processos inflamatórios que também obstruem os poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso, a limpeza diária da pele é fundamental. O uso de esfoliantes, água micelar e, até mesmo, substâncias próprias para a remoção de impurezas e maquiagem ajudam a manter a pele saudável e com menor incidência destes problemas.

Thais indica uma higienização diária com um sabonete que limpe profundamente a pele, retirando todos os vestígios de produto utilizados durante o dia e também desobstruindo os poros de resíduos de poluição. O ideal é que o processo seja repetido pela manhã e à noite.

Antioxidantes
Há a necessidade de prevenir a ação da poluição sempre com produtos antioxidantes, como vitamina C, Reveratrol, romã e chá verde, entre outros. O antioxidante auxilia na redução de radicais livres, reduzindo também os danos causados por eles.

Hidrate-se
Outra questão que a poluição pode influenciar é no ressecamento da pele. Segundo a especilista, isso acontece porque as micropartículas, junto ao vento, desequilibram o pH da pele e, em resposta, ela pode apresentar uma textura mais seca e até vermelhidão. Por isso, a hidratação é fundamental para proteger a barreira cutânea. Aposte em produtos com ativos potentes, que vão nutrir a sua pele profundamente, como, por exemplo, o ácido hialurônico.

Tonifique a sua pele
Lembre-se também de tonificar a pele, para equilibrar o pH. Além disso, é necessário protege-la com o filtro solar, a fim de manter a radiação longe de causar algum dano permanente.

Leia mais:
Eco-beauty: ativos vegetais revolucionam a indústria cosmética
Como o ômega 3 influencia na saúde da sua pele
Joanna Czech é a esteticista favorita de Hollywood