Shampoo e Condicionador do Kit Reparação e Força da TRESemmé

Para comemorar a edição de maio da Harper’s Bazaar Brasil e o primeiro especial Incrível em Qualquer Idade, realizamos, em parceria com a TRESemmé Brasil, um Concurso Cultural deluxe, para saber qual é a dica mais infalível para se manter sempre bela, seja qual for a sua idade.

Entre as ótimas respostas que recebemos (que podem ser conferidas aqui), a que mais se destacou foi a da leitora Bruna Faria, que compartilhou a seguinte dica: “Não tente ser perfeita, a essência da sua beleza está na sua individualidade e personalidade”. É dela o kit TRESemmé Reparo e Força.

E, conforme prometido, aqui você confere as dicas imperdíveis de cinco mulheres incríveis que estão em nossas páginas de beleza de maio. Confira!

Aos 20 – Antonia Frugiuele
Tuca, como é conhecida, tem 26 anos, é linda, descolada e não descuida do corpo e do rosto. A estilista da Spezzato e da Pynablu pratica balé desde os 7 anos, cuida bem da alimentação, mas confessa não resistir a uma bela massa, herança da família italiana.

Alimentação: “Amo sucos e salada de frutas. O de banana com morango é meu atual eleito. Sou bem comedida no almoço, para poder liberar meu lado italiano no jantar – nunca resisto a uma massa, daquelas cheias de molho. Por isso, almoço apenas uma saladinha com carne grelhada e nada de carboidrato. Uma vez ao ano libero um lanche do McDonald’s, mas sem refrigerante. Não tomo há algum tempo.”

Corpo: “Pratico balé clássico desde os 7 anos. Atualmente, tenho aulas três vezes por semana no Studio Kitty Bodenheim. Também faço drenagem linfática e sou viciada no hidratante de verbena da L’Occitane.”

Rosto: “Vou a várias dermatologistas! Há alguns anos, passei a me preocupar com a pele ao redor dos olhos e adotei um antirrugas – o Crème Densifiant, da Darphin, que também alivia as olheiras. Meu filtro solar favorito é o Stick Foundation FPS 35, da Shiseido, que também dá uma corzinha.”

Maquiagem: “Estou em uma fase marrom, adotei a sombra Swiss Chocolate, da M.A.C. No dia a dia, misturo três blushes da mesma marca: o Give Me Sun, o Matte Bronze e o Pink Swoon, que dá um toque rosado. Ando apaixonada por dois batons: o Russian Red e o Morange, da M.A.C. Tiro a maquiagem com creme Pond’s, dica da minha avó.”

Cabelo: “Sou louca por produtos que dão volume aos meus fios finos. Uso, diariamente, o xampu antiqueda Vichy e alterno o Moroccanoil e o Protein Cream, da SHRD, para hidratar. Finalizo com Super Sculpt, da Paul Mitchell. Meu corte quem faz é a Patrícia, do Ash.”

Dica de Expert
“Depois dos 25anos, é possível notar alterações de coloração de pele. Portanto, adote cremes que melhoram a textura e clareiam manchas”, ensina a dermatologista Luciana Lourenço.

Aos 30 – Giovana Refatti
A ex-modelo tem 31 anos e incorporou cuidados de beleza ao longo dos 13 anos de profissão em frente às câmeras. Hoje, ela trabalha como stylist e mantém uma rotina sem exageros, sob medida para seu dia a dia corrido.

Alimentação: “Tenho sorte! Minha genética é generosa, nunca fiz dieta. Não descuido da alimentação, com medo de emagrecer, acredita? Gosto de um bom prato de comida: arroz e feijão são até mais importantes do que a salada. Antes do café da manhã, bebo um copo de água morna com suco de meio limão. Na yoga, recomendavam para limpar o organismo. Também tomo cápsulas de vitamina C e ômega 3.”

Corpo: “Adoro ir à academia. Tento correr três vezes por semana e faço musculação, que é imprescindível para minha coluna. Hidrato a pele com o óleo de banho da Clarins.”

Rosto: “Senti que as linhas em torno dos olhos começaram a ficar mais evidentes e precisavam de um cuidado intensivo. Sou branca e cheia de sardas, e o filtro solar sempre foi meu companheiro. Nunca tomei sol. Outra herança da época de modelo é uma obsessão com a limpeza da pele. Tiro toda a maquiagem com demaquilantes específicos para o rosto e olhos. Tudo La Roche-Posay.”

Maquiagem: “Uso a base Face and Body, da M.A.C, que é leve e ajuda a manter a pele hidratada. Adoro blushes. À noite, uso os mais escuros e brilhantes; no dia a dia, vou de rosinha. Há alguns anos, passei a usar batom vermelho, em vez de olhos pretos, quando tenho algum evento especial.”

Cabelo: “Eles já foram tão escovados, enrolados e chapados que nem sei como consegui manter a quantidade de fios que tenho. Adoro mudar o corte. Visito regularmente a cabeleireira Andrea Cassolari, do salão L`Autre Femme, e nunca fiz coloração. Mas acho que a hora chegou, porque os primeiros fios brancos estão aparecendo.”

Dica de Expert
“Aos 30, adote um creme para os olhos com ativos antienvelhecimento e não deixe de usar FPS 30. Produtos com vitamina C, que tem função clareadora, rejuvenescedora e hidratante, são recomendados.”, explica a dermatologista Carla Vidal.

Aos 40 – Adriana Mattos
A artista plástica de 45 anos tem um olhar atento às novidades e incorpora achados de viagens na rotina diária de cuidados com a pele.

Alimentação: “Tento comer apenas alimentos orgânicos e integrais. Meu café da manhã é um mingau de aveia com gengibre, canela, nozes, mel e banana. Adoro! Também tomo um suco verde: coloco na centrífuga vegetais escuros, como espinafre e agrião, e misturo com cenoura, maçã e gengibre para deixar mais docinho. Mas confesso que amo os bolinhos do bar Dona Onça, em São Paulo. Não resisto a uma boa fritura de vez em quando.”

Corpo: “Faço yoga há dez anos com a professora Lygia Lima. Atualmente, ela está no Estúdio Yoga Flow, na Vila Nova Conceição, onde vou três vezes por semana. Também pratico spinning na Bodytech do Shopping Eldorado. Adoro uma massagem, pode ser drenagem ou relaxante, sempre em casa.”

Rosto: “Meu dermatologista, o Nuno Osório, sempre me cobra que não apareço muito por lá. Para mim, o essencial é usar filtro solar. Todos os dias passo o Fotoderm Max, FPS 100, da Bioderma. No rosto, uso o anti-idade Renew, da Avon, e, nos olhos, um produto orgânico que trouxe de Maui, na Nova Zelândia. Chama-se Tea Mine. Lá comprei um tônico com pétalas de rosas incrível, da Thayers, marca só de cosméticos naturais. Com alguma frequência, faço peelings de ácido retinoico, para renovar a pele.”

Maquiagem: “Gosto da base em pó da Bare Minerals, que não tem conservantes. Não saio sem a máscara Weightless Volume, da Neutrogena, e minha superdica é comprar o NeuLash, um booster que faz os cílios crescerem!”

Cabelo: “Frequento o Dios Spa, no Itaim. Tenho uma história antiga com as donas, desde que a mãe delas cuidava dos cabelos da minha mãe em casa. Todas as permanentes, progressivas, tinturas loira e até ruiva elas consertaram.

Dica de Expert
“Aos 40, recorra a fórmulas potentes, como os séruns com vitaminas C e E e ácido ferúlico”, diz a dermatologista Mônica Aribi. “Invista também em lasers rejuvenescedores.”

Aos 50 – Nórea De Vitto
A arquiteta paulistana de 52 anos é dona de pele, cabelos lindos e de uma silhueta invejável. Seu segredo? “A boa alimentação é meu remédio”, entrega. “É preciso saber envelhecer com dignidade.”

Alimentação: “Comer bem é o principal item da minha lista. Ainda criança, aprendi a gostar de verduras e frutas. Não gosto de doces, para minha sorte, e também não como frituras. Meu prato sempre tem um grelhado, arroz e feijão, que eu adoro, mas em quantidades pequenas, e muita salada. Além disso, tomo um suplemento vitamínico, o Imedeen. Sinto o resultado na pele, no cabelo e nas unhas.”

Corpo: “Gosto muito de musculação, de carregar peso. Fiz anos de academia, mas, recentemente, aderi ao pilates, que pratico de três a quatro vezes por semana. Vou à praia todos os finais de semana, faça chuva ou faça sol, e caminho ou ando de bicicleta. Lá, adoro tirar um cochilo no meio da tarde, passar um tempinho na sauna e tomar um bom banho com essências e esfoliantes.”

Rosto: “Não faço a linha fanática por cremes. Uso fórmulas prescritas por minha dermatologista, a Luciana Lourenço. Foi ela quem me receitou o Flavo-C Sérum, da Auriga, óleo que, além de agir contra as rugas, deixa a pele mais viçosa e dá uma corzinha.”

Maquiagem: “Meu principal recurso é o delineador Dior Style Liner Noir Intense. Também uso um corretivo da linha Make B, de O Boticário, que tem ótimo efeito antifadiga, e muito blush: meu preferido é o Gingerly, da M.A.C.”

Cabelo: “Tenho fios volumosos, e o corte desfiado deixo nas mãos do Evandro Angelo, do C. Kamura. Já minha colorista é a Marta Lima, do Studio W. A cada 20 dias, retoco a cor com Inoa, da L’Oréal, que não tem amônia e não resseca os fios. Em casa, uso a Masquintense Nutritive, da Kérastase, como condicionador.”

Dica de Expert
“Aos 50, o nível do hormônio estrógeno cai bastante, e a pele vai ficando mais seca e com manchas”, diz Mônica Aribi. Retinoides e peptídeos ajudam a formar colágeno, especialmente quando usados em conjunto com retinol. Alterne o hidratante noturno com ácido retinoico misturado a um clareador, como hidroquinona.

Aos 60 – Carmita Moraes
Menos é mais na vida desta paulistana de 63 anos que se autodefine como “antiperua”. “Sou contra exageros e minha rotina de cuidados de beleza é básica”, avisa.

Alimentação: “Eu me baseio em três pilares – quantidade, preparo e qualidade dos alimentos. Tento comer menos pão, único sacrifício que faço em nome da boa forma. Meu pecado é não abrir mão do vinho. Tomo uma taça todos os dias.”

Corpo: “Adoro andar, faço quase tudo a pé, e também pratico pilates. Invisto na qualidade do meu sono. Procuro dormir de oito a nove horas. Antigamente, recorria à análise freudiana contra o estresse. Agora, uma boa noite de sono basta para me livrar da ansiedade.”

Rosto: “Hidrato minha pele, diariamente, desde os 30 anos. Alterno cremes antissinais 60+, da Natura, com o Hydrazen Neocalm, da Lancôme. Também uso FPS 30, mas confesso que só adotei essa prática há poucos anos. Prefiro os produtos da ADCOS e da Dermage. Nunca fiz plástica, nem preenchimento.”

Maquiagem: “Não carrego na base e foco na região dos olhos. Não há nada que envelheça mais uma mulher do que ela querer parecer mais jovem.”

Cabelo: “Há anos faço o cabelo com a Isilda, do Studio Hair, em Pinheiros. É um salão pequeno, sem badalação, bem do jeito que eu gosto.”

Dica de Expert
A pele passa a ficar cada vez mais seca. Por isso, não descuide da hidratação. “Experimente usar o retinol durante a noite, um derivado menos agressivo do que o ácido retinoico, para tratar o envelhecimento”, recomenda Luciana Lourenço.

70+
“À medida que a idade avança, a pele se torna mais fina, sensível e ressecada”, explica Mônica Aribi. “É fácil notar vasinhos na superfície, manchas, rugas profundas e até uma tonalidade esverdeada”, diz Carla Vidal. Adote cremes com arginina (que tem efeito “botox”), DMAE e vitamina C, “que ajudam a lubrificar e dar vida à pele”, segundo Carla. E não deixe o filtro solar de lado. “O risco de câncer aumenta com os anos”, avisa Mônica.