Queridinho das pessoas que buscam um estilo de vida saudável, o mel é um alimento de alto valor energético e cheio de benefícios para a saúde por sua ação antibacteriana, cicatrizante e antioxidante.

Adoçante natural, o mel possui potássio, que promove o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para os ossos, além de outros minerais que ajudam a manter nosso corpo saudável. A nutricionista Fernanda Freire ressalta que são inúmeros os benefícios desse aliado poderoso da saúde.

Foto: Zenideen

Foto: Zenideen

A nutricionista explica que a cor, o sabor e o aroma do mel variam de acordo com sua origem floral, espécie de abelha que o produziu, fator climático e temperatura. Quanto mais escuro for o mel, maior será o seu teor de minerais e sua capacidade antioxidante. Sua ação terapêutica deve-se não apenas por sua alta ação energética, mas também pela presença de vitaminas e minerais essenciais ao corpo.

Mesmo com tantos pontos a seu favor, o mel não deve ser consumido aleatoriamente. Fernanda Freire alerta que é importante consultar um nutricionista, que aprovará ou não o uso do alimento, além de ajustar a quantidade ideal para cada pessoa.

Quem é diabético, por exemplo, deve evitar o alimento porque ele eleva rapidamente a glicemia. Crianças com menos de um ano também não podem consumir devido à baixa maturidade do sistema imunológico para combater possíveis contaminações.

Foto: Gloriousa

Foto: Gloriousa

A nutricionista listou seis benefícios do mel. Confira como ele é importante para ajudar a manter a saúde em dia.

– Devido ao seu alto efeito estimulante e por ser uma ótima fonte de energia, é amplamente utilizado por atletas, uma vez que a mistura dos carboidratos glicose e frutose (ambos presentes no mel) é a maneira mais adequada de prevenir fadiga e aumentar o rendimento.

– Possui propriedades probióticas que modificam a flora intestinal, estimulando o crescimento e atividade de organismos benéficos, tendo importante papel na saúde mental e física, disposição e emagrecimento.

Potente antioxidante, combate radicais livres que são possíveis agentes causadores de envelhecimento precoce e doenças.

–  Atividade antimicrobiana: sua baixa atividade de água e baixo pH colaboram para criar um ambiente desfavorável para o crescimento de bactérias, podendo assim inibir o desenvolvimento de muitos patógenos (organismos que causam doenças) como E. coli, Salmonella e Streptococcus.

Potente protetor contra doenças gastrointestinais (gastroenterite, diarreia, úlcera), age estimulando o fornecimento de sangue para a área afetada, levando ao crescimento de novas células epiteliais e funcionando como um agente anti-inflamatório.

– Possui efeito cicatrizante, já sendo atualmente utilizado na Europa de forma tópica, para tratamento de feridas, queimaduras, úlceras de pele e abcessos.