Foto: Divulgação

Por Jana Rosa

No futuro todos teremos 15 minutos de fama e uma conta no TikTok. E pode parar de torcer o nariz para o aplicativo de dancinhas, que nasceu como o preferido da Gen Z e dá arrepios em quem se recusa a ter uma nova rede social. A verdade é que existe mais do que vida fora do Instagram, há um berço de tendências de beleza, moda e comportamento.

A rede ao lado, como é carinhosamente chamada, pode assustar de primeira: o algoritmo é outro, não é fácil de entender (principalmente para quem veio da era da internet discada), e não tem aquela vida perfeita e editada que nos acostumamos na última década. Não é sobre quem você é na pessoa jurídica, e sim sobre o que tem para falar, compartilhar, ensinar e mostrar de diferentão – em até três minutos, de preferência com a música bombada da semana como trilha.

Entre coreografias, memes e teorias da conspiração, os tutoriais de beleza se consolidaram na plataforma durante a pandemia e mudaram a forma como falamos de tendências. Desde que a rede ultrapassou um bilhão de usuários e furou a bolha do mundinho Gen Z, ficou impossível ignorar que a maioria das conversas deste universo nasce por lá. Dos challenges de maquiagem às microtrends, como as novidades que surgem diariamente passaram a ser chamadas, milhões de pessoas compartilham, todos os dias, seus últimos achados, dicas e técnicas.

Tendências, com ou sem um produto específico, são muito bem-vindas, e o importante é ganharem um nome fácil de reproduzir. Foi assim que make nada voltou como #cleangirl, o olho marrom esfumado virou #lattemakeup e o blush avermelhado é #strawberrygirl. Só esse ano já surgiram também a #luckygirl e a #tomatogirl – respectivamente, a garota otimista com maquiagem minimalista e a que curte o verão europeu na Itália, replicando a estética em looks, penteados e make com bronzeado mediterrâneo.

Muitas vezes quem puxa as novidades são garotas e garotos comuns, de 20 e poucos anos, que por algum motivo agradaram ao algoritmo e chegaram em milhões de pessoas, fazendo produtos esgotarem nas prateleiras.

Hailey Bieber – Foto: Divulgação

“O Tik Tok tem um poder muito grande de influência porque as pessoas confiam muito em quem tem um dia a dia e realidade parecidos com os delas”, afirma Gabriel Mello, coordenador de PR da Natura. Existem também celebridades e influenciadores que conseguem surfar na onda e ainda tirar onda, como é o caso da modelo Hailey Bieber, fundadora da Rhode, que sabe muito bem como funcionam as microtendências das redes. Na sua mais recente estratégia de marketing, lançou o termo strawberry girl, ao postar uma foto com o blush bem marcado. O Tik Tok foi à loucura e, da noite pro dia, criadoras de conteúdo do mundo todo ensinavam como reproduzir o make. No final era tudo pra lançar um lip balm sabor morango.

Com dancinha ou sem dancinha, é impossível olhar para o mercado de beleza e ignorar o aplicativo chinês e sua influência. A parte boa é que, do mesmo jeito que as tendências aparecem, elas somem, se misturam e viram novas versões muito rapidamente, mantendo a magia do mundo do skincare, maquiagem e cabelo, assuntos infinitos e que nunca perdem a graça.

Aderindo às microtrends

Efeito tomate
O blush cremoso Stay Vulnerable Melting Blush (R$ 159), da Rare Beauty, de Selena Gomez, dá um rubor natural perfeitinho.

Versão easy
O blush líquido Benetint (R$ 228), da Benefit Cosmetics, é bem prático para o efeito marcado.

Billie Eilish – Foto: Divulgação

Rainhas da trend
A cantora Billie Eilish e a modelo Hailey Bieber já apareceram na vibe #tomatogirl do momento.

No mesmo tom
Mix de blush e batom, o BT Plush Ruby (R$ 60), da Bruna Tavares, é multifuncional e serve para lábios e bochechas coradas.

Facinho de usar
O blush em bastão Stick Berry Kiss (R$ 93) da Mariana Saad by Océane é boa opção para o efeito maçãs marcadas.

Bronze mediterrâneo
Da francesa Sisley, o blush stick Phyto-Twist (R$ 595), no tom papaya, dá a carinha de verão europeu que pede a tendência do Tik Tok.

Leve e suave
O blush líquido Soft Pinch (R$ 159), da Rare Beauty, é perfeito para dar uma corzinha saudável à pele. Amamos a nova versão Worth, um rosé cintilante.

Jennie Kim – Foto: Divulgação

A tik toker
A cantora sul-coreana Jennie Kim incorporou o tomate ao look.