Categories: Beleza

Controle emoções negativas com os florais certos

Foto: Pixabay

A ciência já comprovou que a saúde física está diretamente ligada às emoções. Por isto toda atenção é necessária neste período de quarentena e pandemia, quando as emoções estão à flor da pele, com enfrentamentos diários de diferentes estados de humor e apreensão.

Essa ligação entre saúde mental e física é tão clara, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou recentemente recomendação para que gestores públicos usem e divulguem práticas integrativas e complementares, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais e reiki, no tratamento da Covid-19.

“Os florais não visam combater as doenças e nem alteram as situações reais, mas disponibilizam uma atitude de enfrentamento diferente diante dos desafios cotidianos”, explica a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato.

Para ajudar nesta tarefa, ela lista os florais e aromas que podem ajudar a proteger a mente destes estados mentais negativos, promovendo bem-estar e, consequentemente, ajudando a blindar a imunidade, tão exposta neste período.

A lista foi cuidadosamente selecionada para combater emoções que disparam gatilhos para medo, pânico, depressão, ansiedade, dentre outras sensações, que se não tratadas, podem gerar doenças graves, a exemplo da hipertensão, câncer, entre outras.

Medos conhecidos… É comum o medo de contrair o vírus e que pessoas próximas estejam sujeitas a isso também – em especial as de grupo de risco. Além do medo de perder o emprego, de não conseguir pagar as contas. “Neste caso, indico o combo de Florais de Bach Originais para os medos (Mimulus + Red Chestnut). Os aromas cítricos também ajudam nesta finalidade”, resume a expert.

Pânico

Para controlar essa sensação, a especialista indica o Floral de Bach Original Rock Rose, ideal para essa dor emocional. Também deve se usar o lavanda para equilíbrio.

Muito mais que tristeza

“A tristeza excessiva pode levar à depressão. O Mustard é o Floral de Bach Original para esse sofrimento”, afirma.

Como será o amanhã?

“Desânimo pela rotina e incerteza do isolamento, o ideal é o Floral de Bach Original Gentian, que traz fé para seguir e não desistir”. Nos dois últimos, associem os óleos cítricos, que trazem energia e trabalham a tristeza.

Share
Published by
redação bazaar