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De dentro para fora: rituais para garantir a pele viçosa

Alimentação correta, aromaterapia e banhos relaxantes vão mudar o seu visual

by redação bazaar
Fotografia da artista Brigitte Niedermair para a Harper's Bazaar UK - Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Fotografia da artista Brigitte Niedermair para a Harper’s Bazaar UK – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

É um fato que a beleza vem de dentro para fora. Os cuidados com a saúde e com o bem-estar refletem diretamente no aspecto da nossa pele. Não adianta usar os melhores produtos se você não tem uma boa alimentação e uma boa noite de sono, por exemplo.

“Ao menos três vezes por semana separe um momento para cuidar de si. Quando estamos estressadas, os sintomas refletem na pele. Tome um banho relaxante e faça uma automassagem antes de dormir”, aconselha a naturóloga do W Estética & Spa, Mariana Vitte.

A terapeuta floral e aromaterapeuta da Mona’s Flower, Marcia Rissato, complementa: “Aposte nos óleos essenciais de camomila, lavanda e capim-limão, que têm alto poder revigorante. Pingue três gotas de cada óleo no chão do box e ligue o chuveiro na água quente”, ensina.

Na alimentação não poderia ser diferente. Os cuidados de dentro para fora geram resultados à longo prazo. Portanto, uma alimentação “limpa” é muito importante no processo.

A nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa, lembra que a hidratação como um dos definidores de para uma pele saudável, pois 60% do nosso corpo é composto por líquidos. A ingestão de líquidos é uma grande aliada da beleza, pois, na insuficiência do líquido, surgem os problemas como pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais e outros mais graves, como cálculos renais e hipertensão serão notados.

Além disso, existem algumas vitaminas e minerais que são imprescindíveis para uma pele radiante:

Vitamina A
Previne o aparecimento das rugas, melhora o viço da pele, combate à acne e promove a hidratação.
Para consumir: abóbora, cenoura, damasco seco e manga.

Vitamina E
Aumenta a firmeza da pele, melhora a formação do colágeno, age como lubrificante e hidratante potente para a pele.
Para consumir: amêndoa, gema de ovo e arroz integral.

Selênio
Reduz o envelhecimento precoce.
Para consumir: castanha do Pará, castanha de caju e aveia.

Licopeno
Protege da radiação solar, possui ação antioxidante e melhora a firmeza da pele.
Para consumir: goiaba, melancia e tomate.

Resveratrol
Ajuda no clareamento da pele e tem ação anti-radicais livres.
Para consumir: suco de uva integral, uva roxa e vinho tinto.

Antocianinas
Previne rugas, combate o câncer de pele e tem ação antioxidante.
Para consumir: repolho roxo, amora, açaí e berinjela.

“Evite frituras, comidas rápidas, doces em geral tudo que leve muita gordura, que tem corantes e conservantes irão responder de forma negativa em sua pele”, finaliza a expert.

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Ao montar uma dieta que melhora a pele, procure inserir alimentos que atuam nutrindo e hidratando, bem como recorrer ao uso de alguns nutracêuticos que possibilitam a melhora da qualidade do tecido, como:

Silício
Mineral responsável por aumentar a síntese das “Proteínas da Beleza”, como colágeno, elastina e queratina.

Óleo de Oliveira
Diminui os melanomas, protege a pele da exposição solar e dos radicais livres.

Extrato de cartilagem da arraia marinha
Mantém a função da derme, contribuindo para firmeza, sustentação e hidratação para uma pele saudável.

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