Foto: Jeser Andrade Arango/Pixabay

No dia 26 de março é comemorado do Dia do Cacau, o principal ingrediente de um dos doces mais querido do mundo: o chocolate. Usado frequentemente para acalmar os nervos, mas muita vezes responsabilizado por espinhas, ele é um alimento polêmico quando o assunto é saúde e beleza. Mas você sabia que a presença de cacau em cosméticos pode trazer diversos benefícios para a pele e o cabelo?

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Segundo a dermatologista Andrea Frange, o cacau é rico em vitaminas A, B1 e E e em minerais, como ferro, magnésio e zinco, que são importantes para a saúde do organismo e, consequentemente, para a pele. “Além disso, o fruto apresenta altas concentrações de polifenóis, antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento cutâneo e trazendo benefícios para peles jovens e maduras”, acrescenta.

Já nos fios, Andrea conta que a principal utilização do cacau é na forma de manteigas: “A manteiga do cacau possui propriedades nutritivas que deixam os fios mais sedosos, fáceis de desembaraçar, reduzem o frizz e melhoram o brilho”, explica a médica, que acrescenta que os resultados dependem do dano inicial da haste do cabelo, pois processos químicos, como progressivas e outros tipos de alisamentos capilares com formol, reduzem a quantidade de proteínas dos fios, deixando-os mais porosos e quebradiços.

Contraindicações

Mas a médica ressalta que ele não deve ser aplicado in natura, pois, além de não apresentar os mesmos benefícios dos dermocosméticos – que são fabricados com veículos apropriados e específicos, capazes de aumentar a absorção dos ativos na pele -, ainda pode causar alergias e reações de queimaduras quando exposto ao sol. A melhor maneira de acrescentar o cacau à sua rotina de beleza são com produtos que contém o ativo em sua fórmula, como as máscaras capilar e facial da Ricca.

“Além disso, não é indicado fazer misturas caseiras de ingredientes naturais para aplicação na pele, pois há riscos de alergias e queimaduras”, acrescenta a dermatologista sobre receitas caseiras com o cacau.

Acrescentar o fruto em sua alimentação também é uma maneira de cuidar da saúde e, consequentemente, da beleza. “Por ser rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o cacau apresenta benefícios para todo o organismo. Sua ingestão aumenta a liberação de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar”, explica.

A médica acrescenta que idealmente devemos optar por alimentos compostos por altas concentrações do fruto, como chocolates 60% ou 70% cacau, pois desta forma reduzimos a ingestão de açúcares. Andrea ainda lembra que o excesso da ingestão também pode acarretar malefícios ao organismo, sendo necessário ter equilíbrio.