Dolce & Gabbana, verão 2019 - Foto: Divulgação
Dolce & Gabbana, verão 2019 – Foto: Divulgação

Dar um mergulho na praia, curtir os blocos, sambar na avenida, ir ao barzinho com amigos. Haja fôlego e disposição para aproveitar o Carnaval. E o corpo é o primeiro a sentir os efeitos de toda animação. Para garantir o bem-estar durante esses dias, confira as dicas da Veja as dicas da nutricionista Luciana Harfenist e das dermatologistas Christiane Gonzaga e Lilian Delorenze e caia na folia com saúde:

No aquecimento
Para um cardápio completo pré-folia, invista no consumo de carboidratos de boa qualidade, que ajudam a manter as reservas de energia nos músculos e no fígado. “Opte por alimentos como batata doce, batata baroa, aipim, inhame, quinoa, amaranto, lentilha, grão de bico e arroz integral. Além dos carboidratos, eles são ricos em fibras e micronutrientes”, pontua a nutricionista Luciana Harfenist.

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Na hora de se fantasiar, evite tecidos sintéticos e apertados, já que podem causar brotoejas. Também fique atenta ao uso de glitters, tinturas corporais e maquiagens. É importante verificar se o produto é específico para ser usado em peles, já que o uso de maquiagens de origem duvidosa pode provocar alergias, vermelhidão e até queimaduras. “A melhor forma de garantir a qualidade de um produto é por meio de um teste rápido. O primeiro passo é aplicá-lo no antebraço e deixar em contato com a pele por alguns minutos para ver se causa algum tipo de irritação”, orienta a dermatologista Lilian Delorenze.

Durante o feriado
Um cardápio variado e balanceado ajuda a aumentar o gás. “A refeição ideal para os dias agitados deve conter diversos legumes e verduras, proteína magra e uma fonte de carboidrato complexo (arroz integral, quinoa, batata doce), que é fundamental para dar energia. Prefira carnes brancas, que possuem um menor teor de gorduras e, consequentemente, uma melhor digestão”, comenta Luciana. Frutas também são bem-vindas para reforçar a hidratação diária e repor eletrólitos perdidos durante a agitação. E hidratação não pode faltar! “Beba de 2 a 3 litros de água por dia”, indica a nutricionista.

Independentemente do lugar ou da maneira que você for curtir o Carnaval, o filtro solar é obrigatório! “Antes de passar a maquiagem, aplique um protetor solar com FPS igual ou maior que 30. E não se esqueça de reaplicar o produto durante o dia, principalmente se houver transpiração excessiva ou contato com a água”, salienta a dermatologista Christiane Gonzaga.

Nos blocos
Os blocos de Carnaval não costumam oferecer boas opções para quem precisa se alimentar na rua. Por isso, leve na bolsa frutas, barras de cereais naturais e mix de castanhas, nozes, frutas secas e granola integral. “São alimentos ricos em minerais e fibras alimentares, que ajudam a dar mais energia durante o dia”, diz Luciana. Outra dica importante é evitar os doces, já que eles aumentam os níveis de insulina e podem levar a quadros de mal-estar. “Frituras, espetinhos e outros alimentos gordurosos e industrializados também devem ficar de fora do cardápio”, ressalta a nutricionista.

Depois da curtição, não se esqueça de remover bem as maquiagens ou tinturas corporais para evitar o entupimento dos poros. No rosto, faça o ritual de beleza diário: limpeza, tonificação e hidratação. Outra dica para a remoção da make e dos glitters é o uso de óleos vegetais, como o óleo de coco. “Ele também pode ser usado para hidratar o cabelo, sendo aplicado sobre os fios e retirado no dia seguinte. É um bom tratamento para diminuir o ressecamento causado pelo uso de géis e fixadores”, conta Dra. Christiane.

E a bebida alcoólica?
Como sempre, é fundamental a moderação. “Para minimizar a sensação de desconforto, o ideal é tomar bastante água entre uma dose e outra, já que o álcool provoca desidratação. E não beba em jejum ou durante dietas restritivas”, indica Luciana. Se for beber, lembre-se de três regras básicas para evitar a ressaca e não encerrar a festa antes da hora: sempre intercalar a dose de bebida alcoólica com água mineral ou água de coco; não beber de estômago vazio; e não misturar tipos diferentes de bebidas.

Quarta-feira de cinzas
Se o Carnaval pesou mais do que deveria, beba bastante água para estimular o processo de desintoxicação do organismo. No cardápio, opte por alimentos orgânicos, leves e frescos. “Saladas com vegetais como brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve e couve-flor são as mais indicadas. Eles ajudam o fígado a eliminar todas as toxinas acumuladas nos dias de festa. Também vale incluir beterraba, tomate, milho cozido, abóbora cebola, espinafre, nozes e linhaça”, recomenda Luciana.

Prefira as proteínas magras como peixe, peito de frango e ovo. Para diminuir a sensação de inchaço, a melhor opção são as frutas ricas em água como abacaxi, melancia, melão, maçã e morango. Sucos e chás também são recomendados.

Para melhorar a aparência da pele, lave o rosto e faça uma esfoliação leve para aumentar a circulação. “Outra dica é fazer compressas de chá de camomila para amenizar inchaços ao redor dos olhos e dar uma renovada na face”, conclui Lilian.

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