Por Helena Moro
Frutados, amadeirados, florais. Cada um tem a sua preferência quando o assunto é perfume. Mas o que poucos sabem é que, entre os perfumes de luxo, existem os comerciais e aqueles de altíssimo luxo.
Bazaar conversou com Ithier de Montmarine, diretor executivo da marca de perfumes ingleses Creed, que lança sua mais nova fragrância no país neste mês (cada frasco custa, em média, R$ 1 mil), e tirou as principais dúvidas sobre o assunto. Prepare seus sentidos….
Harper’s Bazaar: Qual a principal diferença entre um perfume de luxo e um considerado “comercial” ?
Ithier de Montmarine: O que acontece com os perfumes de nicho, ou de luxo, como preferir chamar, é que estes voltam à origem do verdadeiro perfume. Isto quer dizer que utilizamos os ingredientes mais raros para que, por meio de um longo processo de criação e desenvolvimento, possamos chegar à mais pura concentração das essências.
HB: Alguns perfumes considerados de luxo pelo mercado utilizam este mesmo processo de fabricação?
IM: No começo, todos as grandes marcas de perfume seguiam o princípio de utilizar materiais puros, junto de um longo processo de desenvolvimento e criação para enfim chegar ao resultado final. Com o tempo, muitas marcas quiseram investir menos na fabricação e qualidade, para assim conseguir uma quantidade maior. Isto quer dizer que no processo de fabricação, as marcas substituíram as moléculas naturais por químicas, já que a diferença no aroma é quase imperceptível. Menos custo, mais quantidade. No caso da Creed, isso não acontece porque conseguimos produzir perfumes em larga escala. Nossos ingredientes são naturais e limitados, garantindo o perfume mais puro em sua essência.
HB: Quanto tempo, em média, um perfume de luxo demora para ser fabricado?
IM: Um frasco de Creed pode demorar de 6 meses a 2 anos para ficar pronto. Costumo dizer que depende muito da história que você quer contar sobre ele. Acontece muitas vezes de você criar um perfume e querer reformulá-lo porque sente que algo está faltando. Nosso próximo lançamento – o nome ainda em segredo – levou cerca de 3 anos para ficar pronto.
HB:Qual a diferença principal entre um perfume feminino e um masculino?
IM: A verdade é que não existe diferença. O segredo de você gostar de um perfume ou não está na emoção que ele transmite para você. No caso da Creed, o processo de criação da essência feminina e masculina é a mesma. O que acontece é que você pode deixar algum ingrediente especial em evidência, como os amadeirados para os homens.
HB:Você acredita que existam essenciais ideais para serem usadas em diferentes estações do ano?
IM: Sim, existem certos tipos de fragrâncias que combinam mais com a estação do ano em que estamos. Por exemplo: florais são mais indicados para o verão, assim como os amadeirados para o inverno. Isto acontece porque o mix de ingredientes presente no perfume se adapta e reage melhor a um clima específico.
HB: Existe algum jeito correto de aplicar o perfume no corpo ?
IM: É importante saber que cada corpo reage de maneira diferente ao perfume. Partindo disso, podemos dizer que algumas pessoas possuem “pontos-chave” e outras não – basta você descobrir o seu. Partindo deste princípio, os lugares “universais” em que aplicamos os perfumes costumam ser atrás das orelhas, nuca e têmporas.
HB: De maneira geral, o senhor acredita que os perfumes seguem uma tendência?
IM: Infelizmente, sim. Temos os aromas mais adocicados que dominaram o mercado – vanilla e morango, por exemplo. Todos querem seguir essa padronagem, que acaba se tornando muito comercial e comum. A verdade é que tendência não vem de nós, produtores, e sim de vocês, consumidores. Mas acredito que as coisas estejam mudando e os clientes desejam, cada vez mais, algo personalizado. Assim como uma roupa ou maquiagem, eles querem ser únicos.