Descubra as diferenças entre eau de parfum, toilette, colônia... - Foto: reprodução
Descubra as diferenças entre eau de parfum, toilette, colônia… – Foto: reprodução

Por Helena Moro

Perfume, colônia, eau de toilette…com certeza você já ficou na dúvida sobre a diferença entre as fragrâncias. Para sanar de vez as dúvidas sobre o assunto, Bazaar conversou com a especialista de perfumes Renata Ashcar, que acaba de lançar o Guia de Perfumes 2016.  

Há mais de 30 anos no ramo, ela explica que a principal diferença está na concentração das matérias-primas utilizadas na concepção do produto. “Na verdade, o termo “perfume” deveria ser utilizado somente para designar o extrato – o tipo de mistura que contém a mais alta proporção de fragrância concentrada com o menor teor de álcool possível”, diz.

Leia mais: Dossiê Perfume – Os principais segredos das fragrâncias de luxo 

No quesito fixação, ela explica que a durabilidade de um perfume se deve às notas de fundo que o compõem, e não por agentes fixadores presentes na essência.”Quando dizemos que um perfume não tem boa fixação, ou é fraco, acreditamos que o problema está num agente fixador. Mas isso é um mito!” diz. “Na verdade, a durabilidade de um perfume se deve às notas de fundo que o compõem. Como elas são constituídas por ingredientes mais densos e persistentes, são capazes de atuar na composição  para proporcionar uma difusão mais lenta e duradoura.”

Entenda as diferenças de cada um abaixo:

1. Perfume – Sua fragrância é acima de 30%. Como tem longa duração, aplique em gotas. Ele pode permanecer por mais de 24 horas na pele, por isso é mais indicado para o inverno e eventos noturnos.

2. Eau de Parfum e Toilette – Sua fragrância é de 15% a 25%. Ele pode durar de 8 a 10 horas, por isso aplique 2 ou 3 sprays. Também é mais indicado para dias mais frios ou à noite.

3. Deo Colônia – Sua fragrância é de 10%. Dependendo da concentração de fragrância, pode durar até 8 horas na pele.

4. Splash e Body Mist – Sua fragrância é de 3% a 5%. Duram de 2 a 4 horas, podendo ser aplicadas várias vezes ao dia. São ideais para serem usadas no verão.

 5. Eau de Cologne – Com fragrância de até 3%, é mais fraca de todas. É a única indicada também para bebês.