Backstage inverno 2016 Lilly Sarti - Foto: Agência Fotosite
Backstage inverno 2016 Lilly Sarti – Foto: Agência Fotosite

Por Paula Jacob

As temporadas passam e o corretivo continua como um dos produtos mais polêmicos entre as mulheres. Como visto ultimamente nos backstages e red carpets, a pele com acabamento perfeito é essencial para uma maquiagem fresh, contemporânea e sem exageros. Para tanto, hidratantes, bases e corretivos estão entre os produtinhos para ter e manter a atenção redobrada, senão o efeito será contrário ao desejado.

“Muitas mulheres acham que o corretivo serve para clarear, porém ele serve para uniformizar!” ressalta Daniel Hernandez, que trouxe a pele natural para o desfile de inverno de Lilly Sarti. Mesmo que esteja entre os produtos mais usados e mais procurados, Regis Sodré, da Lâncome, o aponta como o erro mais comum e indica a tonalidade exatamente da cor da pele a ideal, “mas para quem tem olheiras arroxeadas, deve-se usar um corretivo com pigmento quente como base, para anular a cor, e aplicar o da mesma tonalidade da pele por cima,” explica ele, “assim o acabamento estará completo”.

Max Weber, que acaba de entrar para o time de makeup artists do salão de Celso Kamura, ressalta a importância do acompanhamento médico. “Frequentar a dermatologista é de extrema importância, para assim entender como cada pele funciona de acordo com cada produto.” Se quiser prolongar o tratamento com dicas caseiras, Roosevelt Vanini, também do CKamura, explica que a olheira é genética e pode ser amenizada com a alimentação, “ter uma dieta balanceada, com frutas e verduras no cardápio, e evitar a cafeína são as minhas dicas valiosas,” conta ele, que também sofre com a região. “Fazer compressa de chá de camomila todas as noites antes de dormir também ajuda, graças aos componentes que acalmam e ativam a circulação da região,” explica Roosevelt.

Para as mulheres que preferem uma textura mais cremosa, Silvio Giorgio indica misturar o corretivo com o hidratante de olhos. “O produto diluído é mais fácil de aplicar, além de deixar um acabamento natural e sem craquelar a pele.” Às mulheres maduras, as versões com FPS são essenciais, para proteger duplamente a região.

No momento da aplicação, Lori Taylor, da Smashbox, ensina a pontilhar a região com o pincel (do produto ou o duo fiber de corretivo) e espalhar bem, “depois com os dedos pressione com leves batidinhas, para um acabamento melhor.” Confira abaixo alguns dos produtos que ajudam as olheiras em curta e longa duração: