Bazaar entrega os melhores produtinhos para tratar já suas olheiras - Foto: reprodução
Bazaar entrega os melhores produtinhos para tratar já suas olheiras – Foto: reprodução

Por Ligia Carvalhosa

Não adianta dizer que uma noite de sono bem dormida e o velho pepino geladinho resolvem o drama das olheiras, pois bem sabemos que a tal mancha escura (e muitas vezes profunda) embaixo dos olhos teima em aparecer mesmo depois de um feriado de puro descanso e de um bom corretivo.

Dizer que a solução para apagá-la de vez de seu rosto existe é um tanto quanto ilusório, mas há, sim, produtinhos (e tratamentos!) capazes de suavizar e muito o nosso drama. O primeiro passo está em entender quais são as especificidades da sua própria olheira.

Leia mais: Maquiadores ensinam truques para amenizar as olheiras 

“Elas não podem ser definidas genericamente, são classificadas em tipos, de acordo com sua origem”, explica a doutora Carla Vidal, pontuando que o tal fantasma pode ser genético, decorrente do acúmulo de vasinhos (as tais das bolsas são deste grupo aqui!), da má circulação e até resultado daquele verão de sol intenso.

Para tratá-las, o mais indicado são os cremes antiolheiras, “eles ajudam a melhorar a circulação na região, aliviando a coloração local”, diz a especialista. Na hora de aplicar, os cremes devem ser passados em movimentos circulares, de dentro para fora, de cima para baixo. “Deve-se usá-los depois do rosto limpo com sabonete facial e antes da aplicação do filtro solar ou do creme noturno”, lembra a dermatologista, que recomenda o Even Better Eyes, da Clinique, e os PigmentClar Serum e o Redermic R Eyes, ambos da La Roche Posay.

E para aquelas que já usaram e abusaram das loções, mas não viram retorno, um recado: “quando a olheira é acentuada ou hiperpigmentada se faz necessário o uso de lasers, combinado aos cremes”, diz ela, que recomenda o ND-Yag Q Switched fracionado de alta potência. “Ele atua no sistema vascular ou na pigmentação, tratando as partes escuras da pele, que tem depósito de melanina.”

Veja na nossa galeria uma seleção com os melhores produtos à venda no Brasil, dos cremes especiais para o assunto, até primers que prometem acalmar as olheiras antes mesmo do make.