Taylor Swift by Paola Kudacki para Harper's Bazaar Dezembro/ Janeiro 2012/2013
Taylor Swift para Harper’s Bazaar Dezembro/ Janeiro 2012/2013 – Foto: Paola Kudacki

Os dermatologistas e tricologistas passaram a contar recentemente com um grande aliado na luta contra a calvície: o drug delivery digital. Com foco personalizado, o método foi incluído no tratamento da alopécia androgenética com respostas rápidas na grande maioria dos casos.

A terapia permite a aplicação localizada de medicamentos combinados sob o couro cabeludo em até 1,8 milímetros de profundidade, intensificando os resultados na área atingida.

Para cada caso, indica-se um tipo de remédio, como finasterida, ou vitaminas como biotina, pantenol  e fatores de crescimento. O tratamento, que só é possível graças à nanotecnologia, que permitiu que os medicamentos fossem entregues exatamente onde devem agir, ajuda a interromper a queda e a estimular o crescimento e a fortificação dos folículos.

Gisele Bündchen para Harper's Bazaar, Outubro 2007 - Foto: Divulgação
Gisele Bündchen para Harper’s Bazaar, Outubro 2007 – Foto: Divulgação

O protocolo de aplicações varia de quatro a seis sessões em intervalos que devem ser avaliados pelo médico, e os resultados começam a aparecem após a terceira sessão.

Na Healthy Hair Clinic, uma das clínicas mais respeitadas do país para tratamentos capilares, a técnica já é uma das mais utilizadas contra a calvície, ao lado de outros métodos.

drug delivery digital tem vantagens sobre seus similares recentes como o microagulhamento, que usa rolinhos com várias agulhas curtas para a infusão de substâncias, que podem ser um pouco incômodas e provocar pequenos sangramentos.

Ele também substitui o uso da seringa convencional, um método mais doloroso não recomendado para grandes áreas do corpo. No método digital, são usados os lasers fracionados que fazem microlesões térmicas sem desgastar a pele. O procedimento é mais avançado e  quase indolor.

drug delivery digital vem ampliar o leque de opções contra a alopecia. “Com mais alternativas, o tratamento é cada vez mais customizado: enxergamos o paciente de forma única e individual, formulando alternativas sob medida para cada um”, explicam os tricologistas da Healthy Hair Clinic. Isso inclui remédios manipulados, xampus e loções anti-queda e uso de lasers de baixa intensidade que, juntos, permitem fazer nascer cabelo onde está caindo ou até renascer em partes onde não há mais.

Estima-se que 70% dos homens e 30% das mulheres irão exibir algum grau de calvície ao longo da vida — de quedas temporárias à alopécia genética e irreversível. Entre os fatores que a provocam, estão questões hormonais, stress, cigarro, dietas mal feitas e também dos excessos de químicas pesadas nos fios como, descolorações e redutores de volumes, as famosas escovas progressivas.