Especialista dá dicas de como incluir as cores de 2021 da Pantone no make
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Os tons anunciados pela Pantone como cores do ano não afetam apenas a moda, mas todo e qualquer tipo de design: arquitetura, decoração e, é claro, a maquiagem. Em 2021, as escolhidas foram o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating, que, juntas, carregam uma mensagem de força e esperança depois de um ano conturbado.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para quem não está acostumado a usar tons mais ousados no make, imaginar acrescentar o amarelo pode ser um desafio, mas não impossível. A cor tem ganhado cada vez mais espaço no segmento, antes mesmo do anúncio da Pantone.

“Desde o final do ano passado, o amarelo e o cinza vem ganhando um destaque no mercado da beleza, principalmente o primeiro, por se tratar de uma cor incomum de se ver nesse segmento. Antes desse boom não era possível encontrar sombra amarela com facilidade por exemplo”, analisa o beauty artist João Lom.

Segundo o especialista, para incluir esses tons na maquiagem é preciso estar com a mente aberta para o novo. “O mais indicado seria incluir as cores em sombras e delineados, inclusive aproveitar este momento que as sombras coloridas estão com tudo”, acrescenta.

Assim como a proposta da Pantone de usar dois tons para passar uma mensagem mais ampla, é possível misturar as duas cores em um mesmo make. Segundo Lom, o cinza é mais fácil de combinar por ser uma cor neutra e uma boa ideia é usá-lo como sombra e, por cima, traçar um delineado amarelo.

Foto: Reprodução/Instagram/@patrickta

“Outra boa opção é esfumar o amarelo entre a pálpebra e a linha d’água inferior dos olhos e depois, com um pincel fino, traçar um delineado com a sombra cinza. Mas isso vai muito da criatividade de cada um, não existem regras”, acrescenta. Celebridades como Gigi e Bella Hadid, Adriana Lima e Kylie Jenner são alguns nomes que já aderiram à tendência.

“Uma boa dica é, como essas celebridades, ir aos pouquinhos. Comece com um ponto de luz amarelo no canto interno dos olhos e finalize com o clássico delineado gatinho preto. Para o cinza, opte por produtos opacos na pálpebra móvel e finalize com um esfumado preto na raiz dos cílios. Evite cinzas muito cintilantes para não criar um efeito prateado, comum nas makes nos anos 1990”, afirma o maquiador.

Colorimetria

Especialista dá dicas de como incluir as cores de 2021 da Pantone no make
Foto: Reprodução/Instagram/@anygabriellyofficial

Quem brinca com maquiagem há algum tempo ou conhece um pouco dos princípios da colorimetria sabe que algumas cores combinam melhor com diferentes subtons de pele. Saber se sua pele é quente ou fria ajuda na hora de escolher a base perfeita e para escolher combinações de sombra, delineador, blush e outros produtos para criar um visual mais harmônico.

Esse estudo das cores pode ajudar na hora de escolher tonalidades, mas não é uma regra, o mais importante é se sentir bem com o que lhe deixa feliz. O mesmo acontece para as cores selecionadas pela Pantone.

“Em uma escala padrão, o amarelo funciona melhor em as peles quentes e o cinza em peles frias, no entanto é possível ousar e fugir deste parâmetro. Uma boa maneira de combinarmos em qualquer pele é acrescentar um toque de preto na maquiagem, assim ela fica mais harmônica e equilibrada em qualquer tom de pele”, aconselha João Lom.

Para criar visuais com as cores, os produtos preferidos do especialistas são as paletas da Morphe, da Catherine Hill Professional e a Mac Art Library.