Hariany Almeida – Foto: Divulgação

Outono e inverno são as estações do ano que mais podem afetar a sua pele. As mudanças drásticas na queda de temperatura causadas pela transição do verão para o outono e a incidência solar podem causar grandes problemas à pele e lábios. Com a entrada do outono, o cuidado em torno saúde e beleza facial devem ser redobrados.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Convidamos a influencer Hariany Almeida, que é referência brasileira no segmento de beleza, acumulando 9,8 milhões de seguidores nas redes sociais, e a especialista em cuidados com a pele e dermatologista  Mirelle Ferreira para um bate-papo que promete esclarecer e completar seus cuidados durante as estações.

Para começar, a especialista conta os impactos que o outono-inverno causam na nossa pele:

“O outono é uma estação linda, mas com ela vem também o tempo seco e o frio do inverno que começa a aparecer. Nas estações mais frias e secas do ano, a nossa pele precisa de cuidados especiais para manter-se hidratada e iluminada, já que na falta de hidratação, o contrário acontece, podendo trazer até doenças e alergias.

No inverno, o frio intensifica o ressecamento que pode deixar a pele mais sensível e até descamativa. O outono-inverno é uma ótima estação para preparar a pele para o verão.

Nesta estação é comum o aumento da procura por peelings, pois os ácidos são uma excelente opção para renovação celular.  Como muitos ácidos não combinam com calor e luz solar, o inverno torna-se uma excelente estação para usá-los. Sempre com acompanhamento dermatológico.

Nessas duas estações (outono e inverno), para ter uma pele aveludada é necessário tomar muita água. A água ingerida reflete diretamente na beleza e hidratação da pele. É válido lembrar que não é porque está frio que podemos abandonar o protetor solar. Não mesmo! O protetor deve ser aplicado mesmo no outono-inverno em dias chuvosos ou nublados.”

Tendo isso como base, vemos a necessidade extrema do cuidado com a saúde e beleza da pele facial, e a nossa convidada Hariany lista quatro cuidados que precisam estar na sua rotina de skincare, com receitas caseiras para manter a aparência saudável e esbelta, as indicações principais da influenciadora são:

Hariany Almeida – Foto: Divulgação

1 – Máscaras faciais

Nossa pele sofre muito com o impacto da queda das temperaturas na mudança do verão para o outono, hidratar a pele é extremamente necessário, eu tenho uma receitinha caseira que está sempre na minha rotina.

Sugestão

3 morangos, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de creme de leite, é só misturar e amassar bem todos os ingredientes e deixar na pele por aproximadamente 15 minutos, a pele fica super-hidratada e agradece (risos).

Sugestão alternativa

A argila rosa também é uma alternativa sensacional que é apropriada para pele sensível e possui propriedades suavizantes, anti-inflamatória, adstringente, revitalizante e cicatrizante.

2 – Balm labial ou manteigas labiais

Na hora da hidratação não dá para se esquecer dos lábios, né? Eles sofrem demais com as temperaturas ressecadas e acabam rachando de tanto ressecamento, soltando até aquelas pelinhas indesejadas. No outono-inverno, essa hidratação precisa estar na nossa rotina.

3 – Mantenha a esfoliação em dia

Esfoliar a pele uma vez por semana é bem bacana para promover a renovação das células mortas que sofrem com o ressecamento e ajuda os produtos de skincare a penetrarem melhor na pele.

Receita

2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de aveia em flocos. Depois de misturar todos os ingredientes, é só aplicar levemente no rosto fazendo movimentos circulares, depois deixe agir por 12 minutinhos e é só enxaguar.

4 – Atenção aos produtos de skincare

Evite produtos de limpeza de pele que tenham a função “profunda”, eles acabam tirando a oleosidade natural da pele e é tudo o que não queremos nessa estação! É bom também evitar as buchas e escovinhas faciais com muita frequência.

5 – Água termal na rotina

Essa água é realmente milagrosa e é superimportante ter na nossa rotina, ela tem ação calmante, refrescante, hidratante, protege a pele das agressões diárias, suaviza irritações… Poderia ficar falando até amanhã, é um dos meus produtos preferidos (risos).