Foto: Harper's Bazaar Singapura
Foto: Harper’s Bazaar Singapura

Na fase adulta, a acne surge principalmente em mulheres com distúrbios endocrinológicos caracterizados pelo excesso de hormônios masculinos (andrógenos), sendo a testosterona um exemplo deles, além de outras causas como: hiperplasia congênita da glândula supra-renal, síndrome dos ovários policísticos, tumores nos ovários ou nas supra-renais e ingestão de hormônios.

O endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM e mestre em endocrinologia pela UFRJ também alerta que “o excesso de cortisol também pode provocar aparecimento de acne, compondo o que chamamos de Síndrome de Cushing” – doença que ocorre devido à elevada quantidade de cortisol no sangue, causando sintomas como rápido aumento de peso e acúmulo de gordura na região abdominal e face, além do desenvolvimento de estrias vermelhas no corpo e pele oleosa com tendência à acne.
Tratamentos para fatores hormonais: “Pode-se utilizar um bloqueador hormonal (dos hormônios derivados da testosterona) por via oral, na forma de anticoncepcional, por exemplo, ou mesmo utilizar medicamentos que possuam esse efeito anti-androgênico” indica Pedro Assed.

Foto: HUM Nutrition
Foto: HUM Nutrition

No caso do excesso do cortisol, deve-se tratar a causa desse excesso, seja com tratamento cirúrgico (no caso de tumores produtores de excesso de cortisol) ou medicamentoso para interromper a produção excessiva de cortisol. “Além disso, é importante lavar o rosto várias vezes por dia com sabonete apropriado para reduzir a oleosidade da pele”, ressalta o especialista.

Já a dermatologista Karla Assed afirma que a ingestão de certos alimentos são fundamentais para amenizar o problema e melhorar a aparência da pele.

Alimentos que previnem ou melhoram a pele acneica: 

A dieta anti-inflamatória é fundamental para tratar ou prevenir problemas de acne na pele. Esta dieta deve ser livre de alimentos processados e industrializados, açúcar refinado e laticínios em geral. Preconiza-se uma dieta rica fontes de Ômega 3 e 6, frutas e legumes frescos, carnes magras , peixes e frutos do mar. 

 

Alimentos ricos em Zinco: O zinco é um dos minerais mais citados como coadjuvante no tratamento da Acne. Farelo de arroz, Gérme de trigo, Castanhas, alho, sementes de girassol, semente de abóbora.

Benefícios: Auxiliam na diminuição da acne e do sebo , ação cicatrizante, cerolítica e anti-inflamatória sobre a pele inflamada tem ação antioxidante. Os alimentos ricos em zinco também atuam na formação do colágeno protegendo o DNA da pele dos efeitos nocivos do sol .

 

Alimentos ricos em Selênio: Castanha do pará, aveia, sementes de girassol, carnes de frango e vermelha, atum, feijão.

Benefícios: O mineral selênio tem efeito muito positivo sobre na prevenção, bem como no tratamento das pústulas em virtude de sua função de combater infecções.

 

Alimentos ricos em Cobre: miúdos ( vísceras de animais), mariscos, cereais integrais, damascos, ameixa seca , passas de uva entre outras.

Benefícios: Este mineral tem uma ação antibiótica sobre a pele, estimula os processos de defesas e aumenta a resistência de infecções virais e microbianas. Este mineral é fundamental a saúde da nossa pele.

 

Alimentos ricos em Vitamina B6: Bife de fígado, banana, melancia, salmão cozido, inhame, nozes, semente de girassol, ervilha, avelã.

Benefícios: Participa do metabolismo dos nutrientes, síntese do colesterol, na saúde dos hormônios sexuais e manutenção da glândula adrenal. Esta vitamina é muito importante para a saúde da pele e prevenção da acne no período pré –menstrual.