Por Paula Jacob
Após a última temporada de moda internacional e nacional, onde modelos entravam na passarela com make clean, pele fresh e iluminada, a qualidade da pele entrou em questão. Hidratantes e bases com cobertura fluida viraram hits e passaram a ser disputados à unha nas melhores lojas de cosméticos mundo a fora. A tecnologia e o minimalismo na beleza fizeram com que a mulher se libertasse da máscara e se permitisse usar a sua pele como base de tudo.
Com a evolução dessa tendência all clean, as famosas sardas ganharam outro patamar, nos backstages dos desfiles e nas salas dos melhores maquiadores. “Muitas mulheres sentam na cadeira e me pedem para cobrir as sardinhas no rosto, elas se mostram insatisfeitas” diz o makeup artist Roosevelt Vanini, do Celso Kamura, em entrevista à Bazaar. “As sardas representam a jovialidade, remetem à infância, trazem esse viço com tanta naturalidade, tudo o que a nova era da maquiagem proporciona” completa.
Para as mulheres que já possuem as desejadas sardinhas, a dica é não escondê-las. Caso ainda se incomode com elas, opte por bases com cobertura fluida, que escondem de leve o charme do rosto. Se por acaso você não tenha, existem algumas maneiras de fazer as pintinhas.
“Antes de tudo a mulher precisa ser sensata, entender a cor da sua pele e o seu rosto. Não adianta fazer sardas em peles mais escuras, porque não é da natureza da dela ter sardas” comenta Roosevelt. “As sardas não são uniformes, portanto não adianta fazer pontinhos iguais no rosto, do contrário, ficará parecendo uma fantasia de festa junina”, complementa.
O truque é escolher o lápis marrom ideal, e aplicá-lo de leve sobre a pele, já pronta. O efeito visual da opacidade das sardas se dá através das batatinhas de leve, feitas com uma esponja, que irá absorver o excesso de cor e a definição do ponto. As pintinhas também podem ser feitas com pincel de delineador e sombra aqua color. “Faz uns quatro anos, em uma edição do Fashion Rio, usamos no backstage um recorte de papel manteiga, perfurado com agulha de tricô. Colocamos a película no rosto, borrifamos a base da Dior (de leve), e usamos a esponja para tirar o excesso” conta Roosevelt.
Portanto, se a pele nada parecer sem graça depois de algum tempo, as sardas são uma ótima opção para iluminar o rosto de forma natural. Aposte!