
Fendi alta-costura primavera 2022 – Foto: Divulgação
De luminosidade sutil à completa cintilância, o brilho superou a barreira do tempo e ganha novo fôlego na maquiagem para criar visuais icônicos e luxuosos que saem do corriqueiro – assim como manda a alta-costura. Embora não seja algo para o dia a dia (se você quiser, pode, claro), a maquiagem vem recriando o glam das famosas maisons, transformando o make em verdadeiras joias e tão brilhantes como os trajes especiais – e isso vem aparecendo, também, em produtos de skincare.
O maquiador Helder Rodrigues explica que esse movimento de brilho e cintilância vem com uma onda jovem, liberando a criatividade enquanto alguns ainda optam pelos clássicos.“Existe uma parcela de pessoas que opta sempre pelo clássico, e elas vão continuar existindo. Mas há aqueles que se permitem experimentar em cores, texturas, brilhos e referências antigas, como os anos 2000 que estão bombando”, comenta o beauty expert.
Alguns elementos essenciais do visual à la TikTok são os acessórios de rosto como strass, delineados geométricos e em diferentes formatos e muito – muito – brilho mesmo. Este dress code tornou-se onipresente noite afora e é tão reluzente quanto os globos espelhados da pistinha mais próxima.A mudança para o excesso de brilho começou a pipocar a partir de Euphoria (HBO Max), trendsetter nesse
quesito, abusando de riscos holográficos, néon e o próprio glitter – e virou um marco na cultura pop.

Chloé primavera verão 2023 – Foto: Divulgação
A maquiadora da série, Doniella Davy, ousou nas ideias brilhantes e lúdicas , que renderam a ela dois prêmios Emmy (2020 e 2022) na categoria Contemporary Makeup, o que a levou a criar sua própria marca de maquiagem, a Half Magic – especializada nesse visual carregado no metalizado e cheio de pedrarias. De lá para cá, o brilho não deixou ofuscar nenhuma celebridade. De Dua Lipa, que adotou o visual em suas apresentações e ajudou a catequizar essa estética aos mais jovens, à aparição de Doja Cat no desfile de alta-costura da Schiaparelli, no Petit Palais, em Paris, coberta da cabeça aos pés com 30 mil cristais vermelhos, no início deste ano.
Os rostos luxuosos, metalizados e com pedrarias saíram das redes sociais (a hashtag #euphoriamakeup tem mais de 2.7 bilhões de visualizações no TikTok) e acabaram chegando às passarelas internacionais. Com sombras prateadas, de cantos arredondados, na francesa Chloé ou rostos cobertos por cristais na alta-costura da Fendi, ou lábios cobertos de brilho em Valentino e Thom Browne, a trend recria o trabalho minucioso do feito à mão pelas famosas maisons, e a minúcia de detalhes que fazem jus ao nome. Por isso, use-a como inspiração. Transforme o visual comum em high fashion através do make e divirta-se.
Primeiro passo:
Segundo o maquiador Helder Rodrigues, é entender o grau de dificuldade para o visual e construir camadas inteligentes para não borrar o brilho.“É preciso conhecer o produto utilizado e aplicar de forma livre e exagerada na área desejada com muita criatividade. Sempre lembre: maquiagem você tira se errar. Então, use sem medo”.
Metalizado ou cintilante?
As sombras brilhantes são, normalmente, feitas com um pó metálico ultra fino, e ele acaba caindo no rosto, atrapalhando no acabamento do visual.“Sugiro a aplicação com textura cremosa pela facilidade ao aplicar, já que ess textura evita que borre”. Ele também recomenda o uso de strass e delineadores brilhantes:“estes acessórios arrematam melhor essa ideia, assim como o batom cintilante, que pode ser feito com sombra metálica”, explica Rodrigues para quem não quiser investir em um batom metalizado.
Mix de texturas
Tendência forte na área dos olhos, sombras metálicas e pedrarias também podem ser aplicadas nos lábios. Mas, na aritmética da maquiagem, o blush e o iluminador devem aparecer em tons claros e acabamento fosco acetinado na paleta com prata ou dourado. “Para tornar metálico, pigmentos em pó são a melhor chave para alcançar o visual”, garante. Segundo ele, acessórios como strass que você só cola facilita na hora de ir a um evento ou festival de música, pois economizam tempo.
Glow up
Para visuais mais coloridos e vibrantes, a última dica do beauty expert é se jogar nas inspirações e referências de décadas passadas, como os anos 1970 e 1980. Formatos mais alongados, além de sensuais, dão melhor acabamento, evitando cantos borrados e excesso de brilho que se misturou no rosto.