Foto: Divulgação

Em dezembro, Cartagena, na Colômbia, se tornou palco de uma verdadeira celebração à beleza. Conduzida pela Henkel, a festa – chamada Experience Festival – reuniu os especialistas, produtos e técnicas de três grandes players do mercado: Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept e Tec Italy. Em três dias de imersões (e, claro, confraternizações), profissionais da beleza da América Latina conheceram em primeira mão as principais tendências para os próximos meses, e, a convite da Henkel Brasil, a Bazaar acompanhou tudo de perto.

Anualmente, a Schwarzkopf Professional lança um estudo com as três macrotendências que apontam para a próxima temporada, chamado “Essential Looks”. A partir deste guide, os hair stylists e parceiros da marca se inspiram e adaptam os visuais à realidade de seus clientes – por exemplo, os tons escuros que conquistam as europeias ganham luzes mais claras que são a paixão das brasileiras.

“O problema com a maioria dos clientes é que eles têm uma percepção de beleza pessoal imposta por outros. Não necessariamente é a melhor percepção e é o papel do cabeleireiro ter a habilidade de interpretá-lo e glorificá-lo, verdadeiramente, da forma que o cliente quer se ver: em sua melhor versão. Não é sobre copiar, é sobre pegar uma ideia ou referência visual e desenvolver seu próprio universo”, explica Simon Ellis, diretor criativo da Schwarzkopf.

Depois de mergulhar neste estudo, podemos afirmar que as pesquisas e resultados das tendências capilares fogem do teor “aparência” e mergulham em filosofias e escolhas de vida. Abaixo, te apresentamos as três tendências para 2024, em que são baseadas (ou o que baseiam) e como apostar em cada uma delas.

Intention Now

Foto: Divulgação

A primeira tendência, chamada “Intention Now” (“intenção agora”, em tradução livre), faz referência ao crescimento da consciência das mensagens que transmitimos pela nossa aparência. De escolhas mais sustentáveis na cadeira do salão ao realce da personalidade pela naturalidade, o estudo mostra que cada dia mais nos conectamos com o que falamos sem falar.

Apesar de soar muito abstrato, a tendência está fortemente relacionada à naturalidade. Colorações que se misturam casualmente ao tom base de cada um, a busca por luminosidade, cortes de cabelo mais suaves e contornos desestruturados são formas de aderir à trend. No palco do Experience Festival, por exemplo, as modelos apresentaram tons de cobre, marrom e loiro – sempre com muita iluminação que destacam os traços faciais de cada um. “Temos olhado para um loiro mais profundo, mais dourado. Ninguém mais tem tempo para estar no salão toda a semana, então visuais com menos manutenção são mais atraentes e viáveis”, explica Natan Correia, embaixador da Schwarzkopf Professional.

Para além do resultado final, o ponto destacado fala diretamente com os produtos escolhidos. Fórmulas limpas, produtos que não são testados em animais, embalagens recicláveis são alguns elementos valorizados pelos adeptos à ela.

Acid Riot

Foto: Divulgação

Na contramão, a “Acid Riot” (“motim ácido”, em tradução livre) é a tendência que se conecta por quem busca transmitir sua essência pela ousadia. Assim como ações ousadas e que quebram barreiras, os que se relacionam à trend enxergam nos fios uma forma de se destacar. Fluidez, busca por mudanças constantes, emoções afloradas, entre outras características são traduzidas em cores fantasias e cortes extremamente desfiados, com escolhas que não fazem distinção de gênero.

Para apresentar as tendências, o Experience Festival contou com desfiles comandados por profissionais com uma clientela internacional invejável – como Tyler Johnston, Jorge Bucci, Arjan Bevers e o brasileiro Natan Correia. No momento em que “Acid Riot” foi apresentada, era impossível não ficar vidrado na passarela. Além dos looks coloridos, mechas amarelas, tons de rosa lavado e um (fofíssimo!) penteado que imitava as orelhas de gatinho fortaleceram a potência de quem adere à ela.

A brincadeira aqui é desafiar o senso comum, ou seja, não há regras e os extremos encantam. Seja com os fios extralongos ou modernos cortes curtos, as pontas são desconexas e quanto mais desfiado melhor. Franjas e intervenções pontuais de cor também são melhores amigas da trend.

Re Rooted

Foto: Divulgação

Assim como a música suave que tocava durante a apresentação desta tendência, “Re Rooted” (algo como “de volta a raízes”) pode ser facilmente traduzido como leve – de um estilo de vida mais minimalista à facilidade na manutenção dos fios. As pessoas que aderem ao visual buscam (ou tem) uma forma de enxergar a vida baseada no que vem de dentro, como a certeza de sua personalidade e o desejo de ter tempo para outros momentos.

Nos fios, isso  é traduzido com muita praticidade. Os cortes são muito elegantes, polidos e bem pensados, para que possam ser usados de forma natural e sem causar trabalho. Aqui, um excelente exemplo [e a despretensão das longas ondas de Serena van der Woodsen (personagem de Blake Lively, em “Gossip Girl”). Em todas as cenas, os fios fluem naturalmente, até mesmo de forma bagunçada, mas a personagem não deixa de ser exemplo de elegância e atemporalidade. A dica é lavar, aplicar um bom leave-in e sair para aproveitar o mundo.

“Antes mesmo da pandemia, quando deixamos de ir ao salão, as pessoas começaram a valorizar mais a textura de seus cabelos. Isso se tornou algo imenso no Reino Unido e foi implementado em programas de treinamento de aprendizes de cabeleireiros. Dois anos atrás, você ia para esses cursos e te ensinavam como cortar e escovar o cabelo. Mas não ensinavam como trabalhar com diferentes texturas”, analisa Tyler Johnston sobre um dos fatores que fortaleceu a exaltação dos acabamentos naturais.

Quando o assunto são as cores, a iluminação é a grande protagonista, com mechas longas em dois ou três tons acima da cor base. E um queridinho das brasileiras promete seu retorno triunfal: a balayage, técnica que recria o brilho que o sol dá ao cabelo no verão, mantendo a cor da raiz e clareando ao longo do comprimento. “É uma tendência extremamente usual. Saímos de um morena iluminada, para um visual adaptável para diferentes cores de fundo. Isso atrai mais as clientes”, finaliza Natan.