Tem certeza que você sabe lavar o cabelo? - Foto: Reprodução

Uma corrente de experts avisa que o segredo de fios encorpados e cheios de brilho pode estar na lavagem do couro cabeludo. “É a saúde do couro que vai determinar se o cabelo crescerá resistente e saudável”, explica Renata Souza, que comanda o Dios Hair Spa, em São Paulo.

O primeiro passo para a lavagem perfeita é dissolver o xampu em um potinho com duas partes de água. “É importante que ele esteja diluído. Do contrário, temos a tendência a depositar o produto sempre no mesmo lugar e, a longo prazo, o acúmulo no topo da cabeça pode causar queda e até calvície”, alerta Renata.

A mistura deve resultar em uma emulsão uniforme e líquida, que se espalha com facilidade pela cabeça. “Massageie o couro durante cinco minutos e esqueça os fios – eles não precisam ser esfregados. O atrito intenso causa nós e frizz. Deixe apenas que a espuma vá até as pontas, é o suficiente para que eles fiquem limpos”, ensina Caroline Greyl, herdeira da marca francesa de produtos capilares Leonor Greyl, que acaba de desembarcar no Brasil.

Quem lava os cabelos diariamente pode repetir esse processo apenas uma vez, do contrário, duas lavagens são recomendadas.

O inverso vale para o uso do condicionador. As fórmulas nunca devem ser aplicadas no couro cabeludo, pois obstruem os bulbos. Dissolva um pouco de condicionador em água e mergulhe os fios em um potinho com a mistura. Depois, é só pentear. “Essa etapa vai deixar os fios macios”, avisa Renata.

Mas, o processo ideal começa muito antes do xampu. No Dios, as clientes são educadas a aplicar um creme feito à base de aminoácidos, proteínas e um complexo de vitaminas nos fios secos e sujos, duas vezes por semana. “Essa etapa é como um adubo de plantas: aumenta a massa do fio, o deixa mais encorpado e preparado para enfrentar a fórmula adstringente dos xampus”, explica Renata.

Assine a Harper’s Bazaar