Busca Home Bazaar Brasil

Fator encolhimento: como reduzir o efeito no cabelo cacheado ou crespo

A sensação de que o cabelo é menor do que parece é comum, mas também é possível diminuir esse aspecto

by redação bazaar
Tais Araújo: Foto: Reprodução/Instagram/@taisdeverdade

Tais Araújo: Foto: Reprodução/Instagram/@taisdeverdade

Se você tem cabelo cacheado ou crespo já deve ter passado pela situação de acabar de lavar o cabelo e notar que está bem comprido, mas, quando começa a secar, vai encolhendo e dá a impressão de que o cabelo está bem mais curto do que realmente é. Ou então, quando você estica o cabelo e ele parece bem maior? Esse fenômeno da beauté é chamado de “fator encolhimento”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Isso acontece porque o formato do cabelo não cresce diretamente para baixo, mas sim começa a fazer curvas e ziguezagues para dar forma e vida aos fios. Por isso, quanto mais fechados forem os cachos, maior será o encolhimento.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Algumas mulheres não se importam com o fator encolhimento, aproveitando o estilo de cabelo com aspecto mais curtinho. Já outras se incomodam e, por isso, existem algumas técnicas e truques para reduzir esse efeito nos cachos. O mais interessante é que dá para fazer essas técnicas no dia a dia, sem ocupar muito do seu tempo. Anote:

Fitagem: este é um dos métodos mais conhecidos para reduzir o efeito de encolhimento. Depois de separar o cabelo por mechas e começar a aplicar o creme fazendo a fitagem, o truque é não amassar os cachos no final. Isso vai evitar que eles encolham ao secar e fiquem mais soltos.
Secador: esta ferramenta é perfeita para finalizar qualquer tipo de cabelo e não seria diferente para os cachos. Se você utilizar o secador bem próximo à raiz e esticar os fios com a mão, vai diminuir muito o encolhimento. Não se esqueça de usar um protetor térmico para manter seu cabelo saudável.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Coque: depois de finalizar e secar o cabelo, você pode prendê-lo no alto como um coque. Deixá-lo preso por algumas horas ou até mesmo por minutos já vai reduzir muito o efeito de encolhimento e deixar seu cabelo mais comprido.

Pente garfo: perfeito para dar mais volume, o pente garfo também é um ótimo aliado contra o fator encolhimento. O truque é utilizá-lo próximo à raiz e passar delicadamente pelos fios.

Leia mais:
Lupita Nyong’o: cinco penteados da atriz para se inspirar
Aprenda a fazer 12 maquiagens e cabelo do Oscar 2019
Seis ideias para arrasar com o cabelo cacheado