Praticar exercícios ao ar livre aproveitando as belezas naturais é tendência! - Foto: reprodução
Praticar exercícios ao ar livre aproveitando as belezas naturais é tendência! – Foto: reprodução

Por Anna Paula Buchalla

Ah, o merecido descanso das férias. Depois de meses de preparação, enfim o ócio sem culpa, certo? Nem tanto. Interromper a rotina espartana de treinos pode colocar o ganho de um ano inteiro por água abaixo – e não só porque os músculos murcham (isso é fato para quem para de treinar durante um mês. Depois de três meses, perde-se metade do que se ganhou). Há um risco grande de perder o embalo e se ver às voltas com a preguiça de voltar à academia. Para evitar o drama, há quem carregue o personal trainer a tiracolo. Outros aproveitam para contratar os profissionais mais hypados de destinos de verão, como Trancoso, Punta del Este, St. Barths e Miami.

Para além de dar uma turbinada no treino de sempre, a malhação de férias tem seus encantos extras: praticar exercícios ao ar livre aproveitando as belezas naturais e, claro, malhar com os professores-celebridades do verão. A disputadíssima lista de Naldo Moura (@profitarraialdajuda), personal de Trancoso, na Bahia, inclui de políticos e celebridades a blogueiras da boa forma. Carol Buffara, a musa fitness, é uma das adeptas. “Meus alunos preferem treinar ao ar livre, em circuitos na praia com TRX, medicine ball, luvas de boxe e elásticos”, conta. A relações-públicas Caroline Assad treinou com Naldo nas férias passadas: “Voltei melhor do que fui”, diz.

Em Miami, a estrela do high summer atende pelo nome de Ramses Príncipe (@mia_fitness): ele divide suas dicas de treino, dieta e, claro, fotos do corpo escultural em seu perfil no Instagram, hoje com mais de 107 mil seguidores, tops brasileiras inclusas. Caso da empresária de fitness wear Marcela Bernardes, que já reservou suas datas em janeiro com o professor. “O visual da praia dá vontade de correr e fazer circuitos na areia. Miami pede isso”, resume ela. Os treinos de Ramses são puxados e incluem corrida na areia fofa, funcional e cross fit. É malhação para iniciados.

Em Punta del Este, no Uruguai, onde as praias de La Barra e José Ignacio estão cheias de corpos perfeitos, há personal trainers por toda a orla. É como se as academias fossem transferidas para lá, com circuitos com aparelhos, faixas elásticas, halteres, barras e steps. Há ainda as concorridas sessões de fitness no spa do Hotel Conrad ou o serviço exclusivo de personal do Fasano Las Piedras. Em St. Barths, outro destino procuradíssimo, os personal trainers atendem em casa, com arsenais de equipamentos que levam a tiracolo. No Caribe, a malhação é mais zen, com aulas particulares de ioga com vista para o mar. Para descansar a mente, mas manter o corpo ativo sempre.