Pular corda queima em média 750 Kcal/hora - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Pular corda queima em média 750 Kcal/hora – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

De olho na onda fitness e na busca pelo corpo ideal, fazer algum exercício físico vem sendo o lema quase obrigatório de grande parte da população. Mas será que o exercício que você está fazendo é mesmo o ideal para queimar as calorias extras?

Segundo o preparador físico Richard Block, perder calorias depende muito do volume de treino, do metabolismo de cada pessoa e da constância de exercícios praticados. Sempre salientando que é fundamental se manter hidratado, ter uma alimentação correta, feita a cada três horas, e uma hora antes de praticar exercícios. Fora isso, cada exercício tem um tipo nível de queima calóricas. Confira o ranking abaixo e veja se você está no caminho certo:

1° Corrida
Benefícios: melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
Cuidados: a escolha de um tênis adequado é o primeiro passo para evitar os impactos excessivos no joelho e na coluna durante a corrida.
Gasto médio de calorias: 10 Kcal/min.

2° Pular corda
Benefícios: é um exercício simples que trabalha importantes grupos musculares, desenvolvendo um melhor desempenho de coordenação motora e resistência.
Cuidados: como na corrida, é importante escolher um calçado adequado para minimizar os efeitos do impacto ao pular, começar devagar, exercício de alto impacto.
Gasto médio de calorias: 750 Kcal/hora.

3° Ciclismo
Benefícios: fortalece os músculos dos membros inferiores, preserva as articulações e ligamentos.
Cuidados: importante sempre utilizar os equipamentos básicos de segurança, como capacete e joelheiras.
Gasto médio de calorias: 6Kcal/min.

4° Tênis
Benefícios: melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e fortalece os músculos dos braços e das pernas.
Cuidados: Como é um esporte assimétrico (desenvolve uma parte do corpo mais que a outra), requer um treino de musculação alternado. Requer muita técnica, por isso é necessário ter um treinador para evitar lesões típicas mo ombro, cotovelo, tornozelos, ombro e quadril.
Gasto médio de calorias: 8Kcal/min – 500kcal/hora

5° Musculação
Benefícios: diminui as reservas de gordura, aumenta a massa muscular, melhora a postura, bem estar e auto estima. Além de combater doenças como osteoporose, artrose, diabetes  e hipertensão.
Cuidados: como em outros exercícios, o acompanhamento de um profissional é indispensável, pois a prática incorreta pode provocar danos aos músculos e tendões.
Gasto médio de calorias: 5 Kcal/min.

6° Subir escadas (Step)
Benefícios: Aumenta a resistência muscular e fortalece os ossos, ligamentos e tendões.
Cuidados: se resolver subir as escadas do prédio onde mora, por exemplo, avalie primeiro na sua resistência física. Não exagere. Comece a subir dois ou três andares e vá aumentando conforme a resposta do seu corpo.
Gasto médio de calorias: 1.000 Kcal/hora.

7° Boxe
Benefícios: fortalece os músculos das pernas e dos braços e melhora a percepção do tempo e do espaço.
Cuidados: a prática do boxe requer força, coordenação e resistência muscular, portanto, vá devagar com os treinamentos e evite lesões e desgaste físico.
Gasto médio de calorias: 11Kcal/min.

8° Natação
Benefícios: considerado um dos esportes mais completos, a natação trabalha todos os grupos musculares, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
Cuidados: é um esporte de alta resistência. Faça antes uma boa avaliação física , para saber quanto você consegue nadar. Fazer um exame dermatológico, usar óculos para proteção dos olhos, touca para higiene, fazer sempre um aquecimento e alongamento. Ter sempre um acompanhamento de um educador físico.
Gasto médio de calorias: 500 Kcal/hora.

9° Esportes coletivos
Benefícios: jogar futebol e basquete, por exemplo, melhora a flexibilidade, a coordenação motora e aumenta a massa muscular de braços e pernas e também o tecido ósseo dos membros inferiores e superiores.
Cuidados: esporte de alto impacto requer uma boa preparação muscular, para evitar lesões como entorses, estiramentos e distensões, bem como lesões de ligamentos. Ver a questão de densidade óssea, e fazer uma avaliação cardio respiratória, checkup geral.
Gasto médio de calorias: 580 Kcal/hora.

10ª Hidroginástica
Benefícios: trabalha braços, pernas e glúteos, além de melhorar a flexibilidade. Aumenta a resistência cardiorrespiratória e a da força muscular, além de bem estar psíquico.
Cuidados: procurar um médico para avaliação geral da saúde. Se alimentar com antecedência de uma hora e se hidratar.
Gasto médio de calorias: 6 Kcal/min.