Saiba tudo sobre o waist training - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Saiba tudo sobre o waist training – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Já há algum tempo, Kim Kardashian começou a postar fotos em sua conta do Instagram vestindo uma cinta enquanto malhava, e despertou a atenção e curiosidade de milhares de pessoas pelo mundo para o waist training. Mas o que é e como funciona a prática? O personal trainer e fundador da Twenty Two Training (em Londres), Dalton Wong, nos dá as respostas às perguntas sobre este treinamento, que é feito com um espartilho apertado.

Quais objetivos escondem a modalidade?
O objetivo deste treinamento é reduzir a área entre os quadris e caixa torácica, através do trabalho de abdominais frontais e oblíquos. A ideia é fortalecer esses músculos para criar um barriga mais lisa e uma cintura mais definida.

Por que usar o espartilho?
Existem dois tipos de corsets: o primeiro visa fortalecer a região do abdome após o parto ou em pessoas com problemas nas costas. O segundo é usado durante o treinamento para aumentar a temperatura do corpo, a transpiração e a sensação de queima de gordura. A cinta usada por Kim Kardashian faz um mix de ambas funções; facilita o treinamento, melhorando o seu equilíbrio, uma vez que fornece suporte extra,  se usado com frequência.

Kim Kardashian é adepta da técnica - Foto: reprodução / Instagram
Kim Kardashian é adepta da técnica – Foto: reprodução / Instagram

Até que ponto esta técnica pode moldar sua silhueta?
A ideia do waist training é aproximar silhueta de cintura de um formato conhecido como “ampulheta”. Obviamente você não pode alterar o tamanho do seu quadril, mas, com o treinamento adequado, pode remover os culotes e as camadas de gordura localizadas ao redor da cintura, criando curvas invejáveis.

Que exercícios produzem os melhores resultados?
Claramente, os abdominais são a melhor opção para definir a cintura, mas lembre-se que isto só irá funcionar se você se livrar da gordura residual antes. O treinamento metabólico de queima de gordura e exercícios de alta intensidade devem ser sempre usados com treinamentos para zonas específicas.

Anote as dicas de Dalton:
O melhor treinamento nem sempre começa na academia. Você nunca alcançará uma figura magra e esculpida se comer junk food com regularidade, de modo que o primeiro passo é melhorar a alimentação. Certifique-se de consumir os nutrientes necessários.

Se você estiver com sobrepeso ou fora de forma, deve praticar exercícios com alta intensidade de cardio antes de iniciar o waist training. O treinamento cardiovascular é a chave para remover todo o excesso de gordura possível, do contrário você simplesmente vai fortalecer os músculos que estão escondidos através dessas camadas de gordura.

Por outro lado, se você frequenta a academia com regularidade e é uma pessoa atlética e saudável, mas não vê muitos resultados, pode ser um sinal de que você precisa de uma pausa. Pessoas que se exercitam com frequência muitas vezes acham que seus corpos entram em um estado de tensão em que a superproduzem cortisona. Isto, por sua vez, afeta a silhueta porque permite a formação de uma camada de gordura na cintura. Faça aulas de ioga, massagem e permita que o corpo descansa de vez em quando, para que você possa restaurar seu equilíbrio químico. Lembre-se que só então verá os resultados que você espera.