Gua sha e roller facial: conheça os benefícios dos acessórios no skincare
Foto: Reprodução/Instagram/@koraorganics

Alguns fatores são essenciais para cuidar bem da pele, incluindo seguir uma rotina com produtos que atendam as necessidades de cada indivíduo. Para algumas pessoas, este hábito inclui o uso de gadgets que intensificam os resultados das principais queixas das pessoas. É o caso dos skin rollers e gua sha, massageadores faciais feitos de jade ou quartzo rosa.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Sou fã dessas ferramentas no sentido complementar, por vários motivos: eles ajudam a animar a pele, liberar a tensão e refrescar a mente. A técnica gua sha está enraizada em técnicas chinesas usadas para nutrir sua pele”, explica Alessandra Scavone, fonoaudióloga e criadora da técnica de ioga facial Masc Facial.

Populares nas redes sociais, estes acessórios conquistaram os amantes de skincare por sua eficácia e por acrescentarem mais um momento de relaxamento à rotina. O gua sha, por exemplo, tem entre seus benefícios suavizar rugas, dar uma aparência mais jovem a pele, além de deixá-la mais firme e radiante, melhorar a circulação sanguínea, aliviar dores de cabeça, eliminar toxinas e liberar tensões.

Já o roller de quartzo rosa, que é uma ferramenta de beleza natural, tem como benefícios eliminar toxinas e reduzir o inchaço, suavizar rugas e linhas de expressão, melhor a elasticidade da pele, aliviar estresse e tensão, promover drenagem linfática, reduzir as olheiras e estimular colágeno quando passado pelos pontos de acupressão.

O quartzo rosa está repleto de minerais, como silício, magnésio, ferro e sódio. “Esta pedra está associada ao amor e, segundo a filosofia chinesa, apoia a energia do coração. É muito refrescante e perfeita para acalmar peles sensíveis. Isso, junto com sua estrutura molecular empilhada, ajuda a reter efetivamente o calor e o frio, perfeito para combater os sinais de envelhecimento prematuro e doenças inflamatórias da pele”, explica a especialista.

“Sempre achei que as mãos são as melhores quando se trata do rosto. Podemos massagear, fazer exercícios e relaxar o rosto apenas com as mãos. No entanto, às vezes é bom adicionar um pouco de variedade a uma rotina e adicionar um aspecto diferentes, então, é por isso que gosto de diferentes ferramentas faciais”, completa Alessandra.

Escolha do melhor acessório

Por terem propriedades diferentes, gua sha e rollers – de diferentes pedras – encaixam com diferentes necessidades, mas como escolher o acessório ideal para cada pessoa? Segundo Alessandra Scavone, para quem quer levantar o rosto em um minuto por dia, o gua sha de jade é o ideal, mas quem quer reduzir olheiras, linhas finas e rugas, além de alisar a pele a qualquer momento do dia, a melhor opção é o roller da mesma pedra.

“Para acalmar pele sensível ou inflamada enquanto reduz bolsas sob os olhos e para obter um brilho logo pela manhã, a pessoa deve preferir o roller de quartzo rosa. Já quem quer reduzir estresse, dores de cabeça e tensão facial, os dois acessórios feitos em jade são a melhor escolha. O gua sha também pode ser usado para reduzir a tensão do pescoço, ombro e aumentar o bem-estar”, explica a especialista.

De acordo com Alessandra, estas ferramentas podem ser usadas todos os dias para quem tem grandes queixas, como por exemplo as olheiras, mas uma pessoa sem estas questões pode incluí-las em sua rotina de uma a três vezes por semana. E, lembre-se, sempre com as mãos e rosto limpos.

“Importante lembrar que isso não substitui o exercício facial, que deve ser feito todos os dias. Além disso, é preciso ter certeza que a pedra seja natural para obter todos os benefícios. Outro fator importante é conhecer a procedência dessa pedra, incluindo em termos de sustentabilidade”, acrescenta.

Como usar

Com a pele limpa, aplique o hidratante ou óleo de sua preferência e então comece a massagem com o acessório pelo queixo, percorrendo um caminho em direção à linha do cabelo. Continue este movimento por toda a área do rosto e pescoço. O estímulo deve ser feito sempre para fora, movimento que ajuda a drenar esses pontos em que o inchaço fica aparente, além de levantar a musculatura da região.

Dê preferência a usar estes gadgets pela manhã, já que a massagem ajuda a diminuir o inchaço natural. Lembre-se de fazer movimentos apenas de ida, nunca de volta. Faça cerca de dez movimentos em cada parte da face e use o lado menor do roller nas pálpebras. Já o gua sha pode ser passado cinco vezes em cada região.

Alessandra dá a dica para quem tem olheiras: “Use o gua sha abaixo dos olhos, no sentido das têmporas. Passar um creme e massagear do interior para o exterior dos olhos e sobrancelhas também tem um efeito calmante. O acessório pode ser guardado na geladeira, mas como a pedra é fria por natureza, não há problema conservá-la em outros locais.”