Foto: GettyImages
Foto: GettyImages

base é um dos itens mais importantes da maquiagem. Para a pele ficar perfeita e com uma cobertura natural,  ela precisa ter o tom certo e a textura ideal para o seu tipo de pele. Convocamos os maquiadores Ricardo Moreno e Daniella Vaz para montar um guia completo de bases e revelar truques para usar o cosmético. Anote:

 

Base cremosa:

“Indicada para peles normais a secas e maduras, pois proporcionam uma hidratação extra. O ideal é usá-la em makes de festa. Pessoas com pele oleosa devem evitar o produto, pois há um grande risco de que ele escorra”, afirma o maquiador Ricardo Moreno, da Esmell LeblonA dica do profissional é aplicá-la com pincel úmido para ficar bem espalhado.

 

Base compacta:

“Indicada para peles normais, oleosas e mistas. Não indico para mulheres mais velhas, pois podem acentuar as linhas de expressão. A base compacta tem alta cobertura por ser mais densa, cobrindo manchas, espinhas e cicatrizes. Para aplicação, umedeça uma esponja e aplique no rosto e pescoço,” ensina Ricardo.

 

Base líquida:

A base líquida é mais indicada para peles secas e enrugadas, porque assim não acumula entre as rugas. Segundo o expert, tem alta duração na pele e acabamento natural. “Opte pelas bases líquidas com FPS e, para peles maduras, com hidratante”, afirma o expert. Para aplicação, o ideal é pincel de cerdas sintéticas.

 

Base mousse:

A maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall (RJ), dá a dica: “As bases em mousse podem ser usadas tanto para peles secas quanto para oleosas, pois costumam ser oil free e dão acabamento aveludado, deixando a pele matificada. No entanto, não tem das melhores coberturas, esconde imperfeições e tem efeito uniforme, mas é boa para oleosidade”. Tome cuidado para não exagerar na quantidade, caso contrário, pode marcar as linhas de expressão.

 

Irina Shayk para Harper´s Bazaar
Irina Shayk para Harper´s Bazaar

 

BB Cream:

O produto prepara a pele para receber a base, com o mesmo efeito do primer. É indicado para peles oleosas e muitas vezes tem dupla função: primer e base, já que consegue camuflar defeitinhos e deixa um aspecto uniforme, diminuindo os poros. Segundo Daniella, é ideal para quem está com pressa ao se maquiar, pois é prático e a maioria dos produtos no mercado já vem com cor.

 

Base em pó:

Segundo a maquiadora, esta base é indicada para peles oleosas e ideal para ser usada no dia a dia. “É ótima para uniformizar a pele”, afirma. Pessoas de pele seca devem evitar a textura, pois correm o risco de ficar com efeito craquelado ou ressecado no rosto. Tem fácil aplicação.

 

Base sérum:

Este tipo de base é ideal para pele oleosa e para ser usada no dia a dia. “A base sérum tem nível de cobertura média e não vai durar a noite toda sem retoque, mas consegue cobrir pequenas manchas”, afirma Ricardo Moreno. A aplicação deve ser com um pincel de cerdas sintéticas e uma grande vantagem é que serve para todas as idades.

Bazaar fez uma seleção de bases na galeria. Veja: